10 startups jurídicas que você precisa conhecer

Selecionamos as startups e plataformas que você precisa conhecer hoje para melhorar a rotina do seu escritório!

Por Luciano Martins

A tecnologia no Direito é uma das grandes tendências do momento. E na última década, foi a vez das startups jurídicas e das legaltechs conquistarem seu espaço. Por isso selecionamos as startups e plataformas que você precisa conhecer hoje para melhorar a rotina do seu escritório!

1. The Legal Hub: conhecimento e tecnologia na revolução da advocacia

Em busca de uma forma de inovar o mercado jurídico e romper com o tradicionalismo ainda resistente no meio, foi criado o The Legal Hub. A ideia é fomentar o desenvolvimento de novas habilidades, cada vez mais necessárias aos advogados.

A necessidade de novas habilidades é cada vez mais indispensável, não apenas em razão do mercado competitivo, que cresce a cada dia, mas principalmente em função das novas tecnologias. Incentivamos o crescimento e o desenvolvimento do profissional que deseja se reinventar, se destacar e se transformar na nova era jurídica” (Fonte: The Legal Hub).

2. SigaLei: atualizações legislativas a um clique de distância

A proposta da SigaLei é orientar e auxiliar organizações com atualizações legislativas e políticas regulatórias, de modo a permitir uma tomada de decisão mais assertiva no cenário jurídico.

3. Sem Processo: negociação online e sem entraves

Há quem diga que o futuro do Direito é a negociação. Antes ou depois do início do processo, esta é uma forma de evitar a mora e os outros desgastes do Judiciário e de garantir que ambas as partes tenham seus anseios e opiniões ouvidas na decisão final. O Sem Processo, então, é uma plataforma que viabiliza e facilita a negociação online e é exclusiva e gratuita para advogados. Através dos módulos contencioso ou pré-contencioso, as partes entram em contato por meio de um chat e realizam as tratativas.

4. MOL – mediação online: novas formas resolução de conflitos

O Brasil é o país com o maior número de processos na Justiça. Isso advém de uma cultura do litígio que ainda marca a advocacia. Contudo, como visto, a resolução contenciosa não é a única medida possível. E por acreditar nos métodos alternativos de resolução de conflitos, a MOL – Mediação Online apresenta uma proposta diferente. Especializada na resolução, gestão e prevenção de conflitos, assume a missão de trazer eficiência ao mercado jurídico e democratizar os métodos alternativos de solução de conflitos.

5. Contraktor: contrate sem sair de casa

Segundo a Contraktor, empresas perdem até 9,2% da receita com gestão ineficiente de contratos. Por essa razão, a plataforma propõe uma forma de diminuir esse processo e facilitar a elaboração de contratos.

Por meio de um editor online, o usuário pode criar, editar ou importar modelos de contratos. E depois que o contrato estiver pronto, nada de correios ou transporte. Através da própria plataforma, você envia o contrato para os envolvidos e define um fluxo de aprovação par determinar a ordem das assinaturas e controlar as novas atividades. Além de possibilitar o rastreamento de aberturas e visualizações do documento, é uma forma de assegurar o contrato contra extravios e outros riscos decorrentes dos documentos físicos.

6. M4LAW: das pastas físicas ao digital

Nas últimas décadas, as pastas lotadas de documentos, tão típicas no cenário jurídico, foram substituídas pelos documentos digitais. Isto não significa, contudo, falta de organização.

A M4LAW é uma versão adaptada à advocacia brasileira do M-Files Internacional, elogiado no Quadrante Mágico do Gartner e reconhecido como uma solução visionária presente e-mais de 100 países e disponível em 33 idiomas. A ideia é facilitar a gestão e produção de documentos jurídicos através da integração com um software jurídico. Assim, a ferramenta puxa os dados do sistema para otimizar a geração de documentos.

7. Docket: os documentos de que você precisa na hora em que você precisa

Por falar em documentos jurídicos, uma das grandes dificuldades na advocacia é justamente conseguir esses documentos. A Docket, dessa forma, surgiu para otimizar o tempo e gerar mais controle na obtenção dessas documentações.

Através da plataforma, você pode buscar documentos de todo o país, o que otimiza o seu tempo. Além disso, a inteligência artificial permite uma pré-análise dos documentos. Assim, você economiza tempo na sua tomada de decisão.

8. Previdenciarista: o fim dos transtornos com cálculos 

Cálculos feitos automaticamente? O Previdenciarista faz isso para você. A partir do CNIS, você sabe os benefícios disponíveis ao seu cliente e recebe recomendações de petições referentes a casos semelhantes, para garantir a sua demanda. Para isso, basta baixar o CNIS do seu segurado no site do INSS, enviar à plataforma, revisar e ajustar os dados, verificar as pendências e receber os resultados!

Além disso, a plataforma permite que você extraia relatórios para anexar ao processo e garantir o sucesso da sua causa.

9. Livejur: a Netflix da advocacia

Já pensou em ter uma Netflix só de conteúdos jurídicos? Pois a proposta da LiveJUR é bastante semelhante. Mediante o pagamento de uma mensalidade, você tem acesso a vídeos que contribuirão para o seu conhecimento.

Antenada, simples, multidisciplinar e visionária, a LiveJUR deseja auxiliar no processo de desenvolvimento profissional dos juristas, de forma simples e eficiente.

Agora, portanto, não é preciso pagar viagens ou hospedagens para assistir palestras ou conferências. Ainda que a experiência de ir a um evento não seja a mesma, você pode assistir aos conteúdos direto do conforto da sua casa.

10. SAJ ADV: a inteligência artificial a seu favor

O SAJ ADV, por fim, é um software jurídico desenvolvido com a tecnologia da Softplan que transforma a rotina da advocacia e dá a você mais tempo para investir naquilo que realmente importa. Com a inteligência artificial, consegue otimizar o dia-a-dia dos escritórios e gerar:

  • economia de 4,76 h/semana por colaborador, o que totaliza quase 20h mensais para cada integrante do escritório;
  • melhora na produtividade e a lucratividade, com até 30% mais lucros;
  • melhora no clima organizacional e diminuição do estresse;
  • 74% mais garantia nos prazos processuais

Além disso, possui ferramentas que facilitam a produção e a gestão do escritório, como um layout intuitivo e o propositor de documentos, que propõe peças a partir das suas tarefas, possui estruturas pré-configuradas e campos preenchidos automaticamente.

Comentários

Comentários