2018 | Hora de planejar a revolução jurídica

2017 foi simplesmente sensacional! Ano de mudanças, novidades, desafios e muitos projetos de inovação voltados para o mundo jurídico.

Muito se falou sobre o futuro da advocacia. Foram diversos artigos, trabalhos e eventos sobre como a tecnologia irá transformar o mercado jurídico brasileiro, movimento já percebido de forma estruturada em outros países. A grande maioria trouxe reflexões positivas sobre o tema, muito na linha de que direito + tecnologia + transformação = oportunidades. Concordo 100% mas infelizmente nem todos seguiram a mesma lógica, tratando a inovação tecnológica como o começo do “fim do advogado”.

Como forma de manter as discussões em nível “não especulativo” e, principalmente, de alinhar melhores práticas/soluções e gerar valor para toda a cadeia, em setembro/17 criamos um Comitê de Tecnologia vinculado à gestão de tecnologia do Jurídico MRV, composto por advogados internos e um representante de cada escritório parceiro.

As três reuniões realizadas em 2017 foram um sucesso! Além de compartilhar experiências, projetos em desenvolvimento e lições aprendidas, foi possível alinhar as nossas expectativas de forma transparente e, principalmente, responsável. O último encontro foi muito especial. Aproveitamos as festas de fim de ano para confraternizar e celebrar a nossa parceria.

2018 nos espera com um objetivo ainda mais desafiador: implementar as soluções tecnológicas de forma transversal, como forma de aproveitar ao máximo nosso capital humano e, principalmente, evitar investimentos desnecessários e perda de foco. A lógica é que os produtos testados, aprovados e adquiridos pelo Jurídico possam ser avaliados e utilizados pelos próprios escritórios.

Se nós sabemos onde queremos chegar juntos, não faz sentido direcionarmos nossos esforços de maneira desordenada. Com eficiência e desenvolvimento gerados em toda a cadeia, os benefícios certamente serão exponenciais.

Estou muito orgulhoso do time e da estrutura que colocamos de pé em apenas alguns meses. Hoje sei que estamos preparados para reduzir cada vez mais a distância entre tecnologia e direito, de forma responsável, sustentável e de mãos dadas com nossos escritórios parceiros.

Agradecimento especial ao timaço do Jurídico MRV.

Desejo a todos um Feliz Natal e um ano novo simplesmente espetacular. Que venha 2018!!

Fonte https://www.linkedin.com

Por Guilherme Silva

Comentários

Comentários