3 lawtechs que estão revolucionando a forma de fazer contratos

Contraktor, Netlex e ComoRegistrar oferecem ferramentas para gestão de contratos, utilizando a tecnologia para auxiliar profissionais

Contratos são conhecidos como a parte burocrática de qualquer negociação ou prestação de serviço, mas são fundamentais para garantir que o combinado será cumprido – ou que haverá garantias caso contrário. Entretanto, advogados e profissionais do setor jurídico concentram muito de seu tempo na criação e negociação dos documentos, trabalho considerado mecânico quando comparado a outras atribuições destes profissionais.

Três startups já estão utilizando a tecnologia para mudar esse cenário, oferecendo ferramentas para agilizar a criação, negociação e gestão dos documentos. São elas:

Contraktor

A Contraktor atua na transformação digital de contratos, permitindo a criação, gestão e assinatura dos documentos de forma totalmente online. “Comecei junto com meu sócio Bruno Doneda e a princípio queríamos resolver a nossa própria dor. Enquanto consultores jurídicos de startups, tínhamos necessidade de aumentar a organização de documentos, agilizar os processos de elaboração de minutas e assinar digitalmente os contratos”, comentou Henrique Flores, co-fundador da Contraktor.

Além de facilitar a criação de documentos, a Contraktor atua alertando vencimentos de contratos e permitindo que vários colaboradores trabalhem criando a mesma peça. A startup ainda oferece um painel de performance para monitoramento de indicadores e conformidade em processos de contratação. “Nós provemos soluções para dar celeridade ao processo de fechamento de negócios pelas empresas, através da gestão eficiente de leads por contratos, integrando o setor jurídico ao setor de vendas e/ou de suprimentos”, afirmou Flores.

NetLex

A NetLex promove a produção automatizada de documentos, que são criados a partir de um questionário dinâmico e de preenchimento intuitivo pelos clientes. “A ideia do NetLex surgiu da constatação que os advogados perdem muito tempo com atividades burocráticas relacionadas a elaboração e gestão de documentos, tais como contratos, peças processuais, atos societários, etc”, comentou Flávio Ribeiro, CEO da startup. A partir da elaboração do contrato, a Netlex passa a auxiliar também na gestão desses, ganhando agilidade e segurança no processo.

“Em média, nossos clientes conseguem um aumento de produtividade na elaboração de documentos de cerca de 170%, além de maior controle e qualidade”, afirmou Ribeiro. A startup atua no modelo SaaS (software que pode ser acessado de maneira remota, a partir de usuário e senha) desde o início, pois acredita que é a melhor forma de atender seus clientes e irá lançar novas funcionalidades em breve.

ComoRegistrar

A ComoRegistrar realiza o registro de marcas para empresas e empreendedores, economizando o tempo dos clientes e agilizando burocracias. A startup surgiu em um escritório de advocacia, quando colaboradores perceberam o tempo que clientes perdiam para assinar documentos e contratos. Quando a startup é contratada, atua em todo o processo, no qual o cliente apenas deve enviar as informações por e-mail. Após o registro, a ComoRegistrar acompanha a empresa por pelo menos 24 meses para confirmar que a marca é exclusiva, está protegida, em processo de crescimento e fortalecida. “Estamos finalizando o SaaS para ser completamente white label em que escritórios oferecerão nosso produto sob sua própria marca. O registro de direito autoral também virá na versão prevista para ser lançada na LawTech Conference”, comentou Ticiano Gadêlha, fundador da startup.

O trabalho é realizado 82% por inteligência artificial e 18% por um advogado especialista, que pode concentrar suas forças na área de inteligência e não-burocrática do processo. Além da inteligência artificial, a expectativa da empresa no futuro é de utilizar outras tecnologias. “Desejamos sair do MVP do registro de marca e seguir para outros registros usando blockchain: registraremos imóveis, documentos, dentre outras atividades e ajudaremos os clientes a comercializarem seus negócios por meio de franquias e treinamento”, disse Gadêlha.

ContraktorNetLex e Como Registrar estarão na Startup Village da LawTech Conference, apresentando suas soluções no maior evento de tecnologia para o setor jurídico. O evento acontecerá em 15 de maio – garanta sua vaga e fique por dentro de todas as inovações!

 

Por Tainá Freitas

Fonte: https://conteudo.startse.com.br/startups/taina/3-lawtechs-que-estao-revolucionando-forma-de-fazer-contratos/

Comentários

Comentários