cursos

edição 2019

CURSO DE EXTENSÃO

DIREITO E NOVAS TECNOLOGIAS

Agosto/2019

Dia Palestrante Tema
14/08/2019 Daniel Marques O direito do futuro
21/08/2019 Ricardo Motta
Ricardo Moraes
Plano de negócios. CANVAS. Exercícios
práticos. Como montar startups. MVP.
28/08/2019 Fábio Cendão Investimento anjo, rodadas de
investimento em startups e IPO.
Contratos de investimento e cláusulas
importantes. Como é advogar para
startups?
28/08/2019 Felipe Hanszmann Como é advogar para startups? Pontos
mais importantes para uma startup
sair do papel. Memorando de
entendimentos, Governança
corporativa, Cláusulas importantes,
documentos importantes.

Conheça o corpo docente

Carlos Thomaz

CONSULTOR NA IPOWN

Carlos exerce a função de professor da Faculdade Nacional de Direito e do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual da UFRJ. Possui Doutorado em Direito pela University of Texas (EUA) e o título de Especialista em Direitos Autorais pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Atuou como Coordenador Jurídico da Agência UFRJ de Inovação. Membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da International Trademark Association (INTA).

Daniel Marques

DIRETOR EXECUTIVO DA AB2L

Daniel é Bacharel em Antropologia Filosófica e Ética (Roma, Itália), Mestre em filosofia da Ciência e da Cultura (Roma, Itália) e, além disso, realizou o Course of Philosophy, Science and Religion (Cambridge – UK) e MBA em Gestão Empresarial (FGV-RJ). Atual diretor executivo da AB2L, Daniel diz que tem “Paixão por promover a relação entre filosofia, direito, empreendedorismo e novas tecnologias
e como isso pode gerar ações positivas para a sociedade e a justiça“.

Fábio Cendão

SÓCIO DO FARIA, CENDÃO E MAIA ADVOGADOS

Fabio Cendão é sócio do Faria, Cendão & Maia Advogados, escritório especializado em assessoria jurídica para startups, empreendedor, além de participar como investidor, professor, palestrante, mentor, avaliador e organizador de diversos projetos e eventos de startups e empreendedorismo. Fabio foi um dos representantes brasileiros de 2018 do Young Leaders of the Americas Initiative, programa do US Department of State para potencializar empreendimentos da América Latina e Caribe. Fundador do Legal Hackers Rio, capítulo carioca do movimento global, fundador do Startup Huddle Chapter Rio e parceiro jurídico da StartSe, criador do Canvas Jurídico para Startups e do Legal Hack. É Mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); é Pós-graduado em Direito Corporativo – L.L.M – Master of Laws pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência profissional voltada ao Direito Empresarial, principalmente na área societária, contratual e em propriedade intelectual.

Felipe Hanszman

CO-FUNDADOR DO NÓS8

Felipe é líder do VR1, núcleo de Inovação, Corporate Venture e Venture
Capital do escritório e cofundador do Nós8, primeira plataforma de
legal knowledge sharing para empreendedores inovadores.Ele tem grande experiência em assuntos societários complexos, incluindo operações de M&A, além de contencioso estratégico e arbitragens relacionadas à matéria, assessorando grupos empresariais, fundos de Private Equity/Venture Capital e bancos de investimento. Desenvolveu reconhecida expertise em assuntos regulatórios perante a CVM, prestando assessoria em reestruturações societárias, ofertas públicas de aquisição (OPAs) e processos administrativos.

Ricardo Motta

LÍDER DE PRODUTO E OPEN INNOVATION DO DIGITAL LAB DA VALE

Ricardo é graduado em Processamento de Dados e com MBA em Gestão Empresarial pela UFRJ, é um dos fomentadores do ecossistema de Startups como Techstars Community Leader, estando a frente de iniciativas como o Cariocas, Comunidade de Startups do Rio de Janeiro. Fundador da Startup Grid, pré aceleradora de Startups e Aceleradora Corporativa, Professor de Empreendedorismo e Inovação no MBA em Negócios do IBMEC, atuou como WeWork Labs Manager, conduzindo a plataforma de Startups da WeWork no Rio de Janeiro e agora é um dos líderes de produtos e Open Innovation do Digital Lab da Vale.

Ricardo Moraes

PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Ricardo Moraes possui 10 anos de experiência com investimentos em startups, inovação e tecnologia. Atuou como gestor de Family Office e fundos de investimentos Venture Capital por 6 anos e nos últimos 4 anos atuou como executivo de startups no Brasil e Vale do Silício. Foi gerente geral responsável pelo lançamento da Cabify no Rio de Janeiro e fez parte do time da Carta, empresa do Vale do Silício. Atualmente é gestor de portfólio do programa de apoio à startups do BNDES Garagem e atua Investidor Anjo. Professor da FGV nos cursos de Inovação, Investimentos e Cidades Inteligentes. Possui graduação pela UFRJ e MBA em Investimentos e Finanças pela Hult Business School em Boston.