AB2L Amazonas realiza seu 4º Meetup

Na noite do dia 12/09/2018, ocorreu o 4º Meetup do grupo da AB2L Amazonas, realizado no OCEAN UEA -Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus-AM.

O evento contou com a abertura da apresentação do Líder Técnico do OCEAN – UEA Sr. Ismael Junior Vidal Paz, o qual expôs sobre as atividades daquela instituição. Em seguida deu-se a apresentação do Coordenador da AB2L Amazonas Aldo Evangelista, o qual dialogou sobre administração pública municipal digital, do governo eletrônico ao governo digital, e o impacto nos municípios; as novas tecnologias, o 6Ds exponenciais, a indústria 4.0, a sociedade 5.0, o marketing 4.0 e a realidade on line que proporciona um mundo horizontal. Falo-se também sobre a advocacia 4.0, o cidadão 4.0, as smart city, e implementar município digital devido existir investimentos e várias iniciativas nos órgãos da União para isto.

Fora relatada a realidade da região norte que apesar da necessidade de digitalização dos municípios verifica-se que vários possuem internet precária não sendo possível utilizar streaming, nem peticionar no PJE nos tribunais, bem como muitos não possuem recursos financeiros para investir em novas tecnologias e no governo digital. Fora reforçado ainda pro Aldo Evangelista da necessidade dos Municípios se adequarem a Lei nº 13.709/2018 – Geral de Proteção de Dados e a Lei 13.460/2017 – de proteção e defesa ao usuário de serviço público.

Em seguida o Gabriel sócio da lawtech “Jus Data”, apresentou sobre o funcionamento da mesma, que é um software de origem amazonense, para gestão de processos, e pelo fato da empresa ser local pode ser suporte aos clientes e fazer parametrização conforme as necessidades individualizadas.

Na sequência o Procurador de Justiça e Coordenador do CAOCRIMO/GAECO do MP-AM Mauro Roberto Veras Bezerra acompanhado se sua equipe: Promotor de Justiça do GAECO/MPAM Claudio Sergio Tanajura, e o Analista de Sistemas José Ricardo Sampaio Coutinho, Contador Bruno Cordeiro Lorenzi, estes que são atuantes no Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro – LAB-LD/MPAM.

Apresentou um pouco dos objetivos do Trabalho que coordenam, visando o combate à corrupção. Na oportunidade fora falado sobre o 1º Amazon Hackfest realizado pelo MP que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no OCEAN- UEA, cujas inscrições e mais informações constam no site http://amazonhackfest.com/ , evento este a ser realizado com o poio da AB2L. Será um hackaton que terá como desafio desenvolver softwares e soluções e tecnologias para combate a corrupção, em paralelo ocorrerão palestras sobre essa temática e as tecnologias para melhoria dos serviços públicos.

Ao final foi informada por Aldo Evangelista a importância da AB2L, e para que interessados se associem, considerando o objetivo local de Manaus-AM tornar-se um Hub de lawtechs. Fora marcado o próximo meetup para o dia 11 de outubro de 2018, que será realizado conjuntamente com o meetup da Comissão de Startups e Inovação da OAB-AM, esta que tem uma composição multidisciplinar.

 

Por Aldo Evangelista

 

Comentários

Comentários