agenda

Confira os próximos eventos do nosso ecossistema.

abr
25
qua
Jurimetria e especialização da justiça: o caso das varas empresariais de São Paulo @ IASP - São Paulo, SP
abr 25@18:20 – 21:30
Jurimetria e especialização da justiça: o caso das varas empresariais de São Paulo @  IASP - São Paulo, SP
Sobre o evento:
A especialização da Justiça pode trazer benefícios à sociedade? É possível propor métricas que indicam a necessidade de criar varas especializadas? Como lidar com o problema da complexidade processual?
 
Neste evento, a ABJ convida a todos para refletir sobre essas questões, tomando como ponto de referência a recente criação das Varas Empresariais e de Conflitos Relacionados à Arbitragem no Tribunal de Justiça de São Paulo. Além de apresentar o estudo elaborado em parceria com o TJSP que forneceu insumos quantitativos para a criação das varas, vamos aproveitar a oportunidade para discutir o tema com grandes nomes do Direito Empresarial.
 
Palestrantes:
 
Des. Manoel de Queiroz Pereira Calças
Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
 
Dr. Arnoldo Wald
Wald Advogados
 
Dr. Rodrigo Octávio Broglia Mendes
Professor do departamento de direito comercial, USP
 
Fernando Corrêa
Diretor-técnico da Associação Brasileira de Jurimetria
 
Apresentação:
 
Dr. Marcelo Guedes Nunes
Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria
 
Msc. José Horácio H. R. Ribeiro
Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP
 
Data:
Quarta-feira 25 abril 2018
18h20 às 21h30
 
Local:
Instituto dos Advogados de São Paulo
Av. Paulista, 1294 – Bela Vista – 19º andar
São Paulo/SP – Brasil
 
Dúvidas e sugestões:
(11) 4810-2611
relacionamento@abj.org.br
maio
25
sex
Legaltic: estratégias tributárias para negócios digitais @Sebrae-RJ
maio 25@08:00 – 16:15
Legaltic: estratégias tributárias para negócios digitais @ Sebrae-RJ

Você tem certeza sobre qual é a tributação aplicável ao seu negócio digital? Sua empresa está recolhendo corretamente seus impostos? A primeira edição do seminário LegalTIC irá colocar em pauta temas polêmicos relacionados com a tributação de novas tecnologias.

 

O LegalTIC é um evento de iniciativa da Assespro-RJ que aborda assuntos jurídicos de interesse do setor de tecnologia.

 

O surgimento de novas tecnologias e modelos de negócios colocam à prova antigos institutos do direito tributário. Nessa primeira edição o LegalTIC irá discutir algumas das principais polêmicas envolvendo a tributação de novas tecnologias e a atividade de empreendedorismo no Brasil.

 

Para fomentar a interação entre os universos jurídico e tecnológico teremos a inserção de PITCH de lawtechs, que terão 3 minutos e até 3 slides para apresentar sua empresa, projeto, produto ou serviço.

 

DATA: 25/05/2018

LOCAL: Sebrae-RJ, Rua Santa Luzia n. 685, 9º andar

HORÁRIO: 8h às 16h15

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

8h às 8h30: CREDENCIAMENTO

 

9h às 9h15:ABERTURA – Álvaro Cysneiros, Presidente da Assespro-RJ

9h15 às 10:00: PAINEL “Comercialização de software: ICMS ou ISS? Novas facetas de uma antiga polêmica”

Participantes: Marco Tulio Castro, consultor jurídico da Assespro-RJ; Ewelyn Schots, Comissão de Direito e Tecnologia – OAB RJ e Schots Advocacia;

10h às 10:45: PAINEL “A tributação na era da economia digital”

Participantes: Letícia Batistela, Vice-Presidente de Articulação Política da Assespro Nacional; Renato Matos Roll, Foco Assessoria e Consultoria

10h45 às 11h: PITCH DE LAWTECHS – até 3 empresas

 

11h às 11h15: COFFEE BREAK

 

11h15 às 12hPAINEL – “Investimento anjo e equity crowdfunding: impactos tributários”

Participantes: Marcelo Figueira, Presidente da Comissão de Aspectos Jurídicos do Empreendedorismo e das Startups – OAB RJ; Caio Ramalho, Anjos do Brasil

 

12h às 13h30: ALMOÇO

 

13h30 às 13h45– PITCH DE LAWTECHS – até 3 empresas

13h45 às 14h30 – PAINEL “Cloud Computing e tributação: decisões recentes”

Participantes: Janssen Murayama, Murayama Advogados; Gabriel Demetrio Rodrigues Coimbra, BNDES.

14h30 às 15h15– PAINEL “Criptomoedas e ICOs: existe tributação?”

Participantes: Pedro Lameirão, Tauil & Chequer AdvogadosTácito Ribeiro de Matos, Comissão Especial de Aspectos Tributários da OAB/RJ

15h15 às 16:00 – PAINEL “Comercialização de software no RJ: avaliação da Instrução Normativa SMF 16/2012”

Participantes: Maurício Vasconcelos Galvão Filho, Koeler e Galvão Advogados; Alberto Salem, Conselho de contribuintes do Município do Rio de Janeiro; André Brugni de Aguiar, Secretaria Municipal de Fazenda- RJ

 

16h às 16h15ENCERRAMENTO

 

Para associados da Assespro-RJ a primeira inscrição será gratuita; a partir da segunda inscrição para associados e inscrições de parceiros (AB2L e OAB), o investimento será de apenas R$50,00 / pessoa. Para não associados, as inscrições custam R$70,00 / pessoa.

 

INSCREVA-SE JÁ!

ago
9
qui
Workshop de lançamento oficial do FGVnes – Núcleo de Estudos em Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity da FGV @Sede FGV - Auditório 12º andar
ago 9@08:30 – 13:30
Workshop de lançamento oficial do FGVnes - Núcleo de Estudos em Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity da FGV @ Sede FGV - Auditório 12º andar

Um amplo espaço de reflexão sobre a possibilidade de construção de uma agenda positiva para o crescimento e desenvolvimento econômico do país por meio de negócios inovadores de alto impacto. Esta é a proposta do workshop que marca o lançamento oficial do FGVnest – Núcleo de Estudos em Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity da FGV, que será realizado no dia 09 de agosto, a partir das 8:30h, na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Auditório – 12º andar. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

O objetivo do workshop é reunir em um mesmo ambiente investidores, gestores de private equity e venture capital, empresas inovadoras, empreendedores, acadêmicos e formuladores de políticas públicas para debaterem O Impacto de Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity no Crescimento e Desenvolvimento do Brasil.

O evento está dividido em três painéis que discutirão:

1. A Contribuição de Startups e Venture Capital no Desenvolvimento Econômico;

2. Inovação, Investimentos e Corporate Ventures; e

3. Private Equity e Venture Capital: Presente e Futuro.

Participará do workshop o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, juntamente com representantes de organizações como Anjos do Brasil, Antera Gestão de Recursos, BNDES, Bozano Investimentos, BTG Pactual, B3, CVM, FINEP, Gaia Silva Gaede Advogados, MDIC, TOTVS, Turim Family Office, Vinci Partners, entre outros convidados.

set
19
qua
Tributação para tecnologia @Casa da Advocacia e da Cidadania de Marília
set 19@19:00
Tributação para tecnologia @ Casa da Advocacia e da Cidadania de Marília

Expositor
Dr. EMERSON ALVAREZ PREDOLIM

Advogado; MBA em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito; Especialista em Crimes Eletrônicos por meio de intercâmbio com a CaldwellCommunity College – Carolina do Norte – USA; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais; Membro Efetivo e Coordenador da Coordenadoria de Processo Eletrônico da Comissão de Direito Digital e Compliance; Secretário-Geral da Comissão de Direito Tributário e Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Inscrições/Informações
Mediante a doação de um pacote de fralda tamanho P ou M,
na recepção do evento.
Fone: (14) 3413-2090

Promoção
31ª Subseção – Marília
Presidente: Dr. Marlúcio Bomfim Trindade

Coordenação
Comissão de Direito Digital da OAB – Marília
Presidente: Ricardo Maravalhas de Carvalho Barros

Apoio
Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP
Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso

***Serão conferidos certificados de participação***
***Vagas limitadas***

Dr. Marcos da Costa
Presidente da OAB SP

Data/Horário:
19 de setembro (quarta-feira) – 19 horas

 

Local: 
Casa da Advocacia e da Cidadania de Marília
Rua Gonçalves Dias, 440

 

set
21
sex
Curso R para jurimetria
set 21 dia inteiro
Curso R para jurimetria
Sobre o cursoEste curso foi pensado para os entusiastas de Jurimetria e da linguagem R que possuem vontade de se aprofundar nesta área de pesquisa, que desejam seguir carreira como cientistas de dados, desenvolver projetos pessoais ou acadêmicos. A carência de profissionais nesta área de atuação é grande e esta qualificação permite a criação de soluções avançadas no mercado. O curso é completo, ensinando ao aluno tudo o que é necessário para que ele descubra e se aprofunde na análise de dados para Jurimetria utilizando a linguagem R.

Abordamos aspectos teóricos e práticos da Jurimetria, essenciais para um profissional que tenha interesse em trabalhar nessa área de pesquisa. Está organizado em duas partes principais: na primeira parte, apresentamos as ferramentas de trabalho do laboratório de Jurimetria, que permitem a execução de nossas pesquisas. Na segunda parte, apresentamos diversas aplicações da Jurimetria, com foco em metodologia de pesquisa, técnicas estatísticas e conceitos fundamentais de Jurimetria.

Público-alvo

O curso é voltado para estatísticos, matemáticos, cientistas de dados, engenheiros de dados e profissionais com experiência na linguagem R. Para a primeira parte do curso, são necessários conhecimentos do software estatístico R, como a lógica de programação, sintaxe do R e ambientação com o RStudio. Para as partes seguintes, são necessários conhecimentos básicos de estatística, como probabilidade, verossimilhança, inferência e processos estocásticos.

Bibliografia de apoio

[1] Wickham, Hadley, and Garrett Grolemund. R for data science. (2016)
[2] Friedman, Jerome, Trevor Hastie, and Robert Tibshirani. The elements of statistical learning. Vol. 1. New York: Springer series in statistics, 2001.

out
24
qua
Um olhar para a advocacia de hoje e do futuro @Casa da Advocacia e Cidadania de Diadema
out 24@19:00
Um olhar para a advocacia de hoje e do futuro @ Casa da Advocacia e Cidadania de Diadema

Tema: olhar para a advocacia do ponto de vista de formação, Jurimetria, Analytics, Inteligência Artificial, Automação de Documentos e a profissão do advogado no futuro, A Advocacia Empreendedora, o empreendedorismo como elemento principal no exercício da Advocacia

out
30
ter
Lawtechs e os reflexos no setor jurídico @Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro
out 30@09:00 – 12:00
Lawtechs e os reflexos no setor jurídico @ Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro

– 50% de desconto para associados

– 30 de outubro

– Rio de janeiro/ RJ

 

Lawtechs e os reflexos no setor jurídico

A indústria 4.0, resultado da quarta revolução industrial, é caracterizada por utilizar a tecnologia na melhoria de processos e na criação de novos negócios. No contexto jurídico, o surgimento das lawtechs e a implementação de novas ferramentas como blockchain e smart contracts e o uso da jurimetria auxiliam a tornar o trabalho dos profissionais mais ágil e estratégico.

Por outro lado, a automação de processos e a aplicação da inteligência artificial, por exemplo, também geram incertezas quanto à confiabilidade do trabalho realizado, à privacidade de dados e ao futuro da profissão.

Neste cenário, venha conhecer as tendências para o setor, o papel desempenhado pelas lawtechs e como escritórios e empresas podem inovar e se beneficiar com essa transformação digital.

Boas-vindas

Julian Chediak
Diretor da AmCham Rio e sócio do Chediak Advogados

Painel 1: Blockchain e smart contracts como inovação jurídica com segurança de programação desde a origem

Blockchain e smart contracts como ferramentas disruptivas para o universo jurídico
Rafael Nasser – Coordenador Técnico no Departamento de Informática da PUC-Rio

Estudo de caso: uso do blockchain em operações cartorárias, confiabilidade e percepção do usuário
Hugo Pierre – Executive Manager, PMP da Growth Tech

Moderadora: Angélica Heringer – Diretora jurídica da CSM Brasil e membro do Comitê de Assuntos Jurídicos

Painel 2 – O futuro do setor jurídico está na inovação

Case Wärtsilä: aplicação da inteligência artificial no departamento jurídico
Caio Almeida – Diretor jurídico da Wärtsilä Brasil e membro do Comitê de Assuntos Jurídicos

Casos práticos: como desmistificar a automação nos escritórios e empresas e ter a inovação como chave para o crescimento
Fernando Liberato – Sócio-diretor da Aurum Software

Moderador: Alexandre Montoni – Sócio do Villemor Amaral Advogados

 

Baixe o aplicativo da AB2L (Apple Store e Google Play) e tenha acesso aos descontos

Não é associado? Tem dúvidas?  clique aqui