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Confira os próximos eventos do nosso ecossistema.

maio
14
seg
TOI IV – Workshop Gestão eletrônica de conteúdos e documentos e a transformação digital
maio 14@19:00 – 21:30
TOI IV – Workshop Gestão eletrônica de conteúdos e documentos e a transformação digital

CONTRIBUIÇÕES PARA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Evento GRATUITO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO USP
 Inscrição
OBJETIVO
A Sociedade da Informação e do Conhecimento está passando por grandes transformações com uso intensivo da Tecnologia Digital. Estamos em plena era da Transformação Digital. IoT – Internet das Coisas, computação em nuvem, inteligência artificial, RPA – Robotic Process Automation, e Big Data são as principais ferramentas digitais que estão no centro da transformação digital e tem como resultado a geração de uma base documental e uma base de conhecimento de valor para a perenidade e crescimento das organizações. Portanto, é fundamental a Gestão Documental, pois tudo que for coletado, produzido, analisado e realizado precisa ser preservado para acesso futuro. Neste evento iremos debater como a Gestão Eletrônica de Conteúdos e Documentos potencializa a Transformação Digital. Serão analisadas as principais ferramentas e tecnologias digitais, GED/ECM e como projetos de digitalização de documentos estão contribuindo para a sustentação da Transformação Digital.PÚBLICO ALVO
O WORKSHOP GESTÃO ELETRÔNICA DE CONTEÚDOS E DOCUMENTOS E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL tem como foco os profissionais da informação, pesquisadores, estudantes, gestores, analistas, especialistas e consultores que estão envolvidos direta ou indiretamente no uso de ferramentas digitais na gestão e organização da informação e do conhecimento.

 

LOCAL

Local – USP – Escola de Comunicação e Artes (ECA) – Auditório Lupe Cotrim – 1º andar
Dia – 14 de maio de 2018
Horário  19h às 21h30

 

PALESTRANTES

Wilton Tamane
CDIA+
Formado em Administração de Empresas – Sistemas pela FAAP e Profissional Certificado Comptia CDIA+. Consultor especializado em Soluções de GED/ECM e Digitalização de Documentos desde 992. Integrante do Conselho Editorial, Instrutor e Palestrante do Instituto Information Management IIMA desde 2007 e Diretor da ABEINFO – Associação Brasileira de Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologia para Gerenciamento de Informação. Atuou como Consultor da Fujitsu e Panasonic (scanner) e Top Image Systems TIS – Software Capture, como Diretor de Operações da Iron Mountain Brasil e Diretor de Negócios da CNC Solutions (BPO-Software ECM).

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

PROGRAMAÇÃO

14/05/18

19h00 Credenciamento
19h15 Abertura Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
19h30 Gestão eletrônica de conteúdos e documentos e a transformação digital Wilton M. Tamane
21h Debate GED/ECM Mediação: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
21h30 Encerramento

 

maio
18
sex
TOI IV – IV Simpósio Preservação e Conservação de Acervo
maio 18@08:30 – 12:30
TOI IV – IV Simpósio Preservação e Conservação de  Acervo

CONTRIBUIÇÕES PARA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Evento GRATUITO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO USP
 Inscrição
OBJETIVO
Na Era Digital, as teorias e práticas de preservação e conservação de acervo têm que lidar com coleções cada vez maiores em termos quantitativos e diversidades em relação ao tipo de material que precisa ser preservado e poder garantir o acesso às gerações futuras. Considerando a evolução e suporte de técnicas modernas e processos cada vez mais dependentes da tecnologia, as atividades de preservação e conservação demandam planejamento cuidadoso e escolhas adequadas para cada tipo de acervo. Além dos aspectos de priorização e tomada de decisão quanto a preservação de coleções e do papel do curador em avaliar a vulnerabilidade das coleções e desenvolver estratégias de longo prazo, neste Simpósio daremos ênfase aos estudos de patrimônio bibliográfico e documental.
PÚBLICO ALVO
O IV SIMPÓSIO PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVO têm como foco profissionais da área de preservação e conservação de acervos: Bibliotecários, Museólogos, Arquivistas, Pesquisadores, estudantes, especialistas e consultores que atuam na área de curadoria de coleções.

 

LOCAL

Local – USP – Escola de Comunicação e Artes (ECA) – Auditório Lupe Cotrim – 1º andar
Dia – 18 de maio de 2018
Horário  08h30 às 12h30

 

PALESTRANTES

André de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG – FACC – UFRJ), onde leciona as disciplinas: “História do Registro da Informação”; “Teoria e Gestão de Livros Raros” e “Preservação e Conser vação de Suportes Informacionais”. Doutor em Ciência da Informação pela ECA – USP, com período sanduíche na Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (UNIBO). Mestre em História Social pela FFLCH – USP. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela FFC – UN ESP. É um dos idealizadores e organizadores do Fórum Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA e do Seminário Internacional Itinerante “A Arte da Bibliografia”. Pertenceu ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ – SP – Biênio 2015 – 2016), ocupando cargo de secretário. Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundad a em 1598. Foi docente no SENAC – SP, UNIFAI – SP e FESPSP. Atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Bibliográfico Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organização do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Bibliot economia e Ciência da Informação, História Social do Conhecimento, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos.
Rosaelena Scarpeline
UNICAMP
Bacharel em Biblioteconomia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em História pelo IFCH – Unicamp, Doutoranda em História da Arte pelo IFCH – Unicamp Especialista em: Formação de coleções de Obras Raras e Especiais; Especialista em Conservação de Objetos Históricos. Atua como Diretora da Biblioteca do Centro de Memória Unicamp, desde 1992. Participação em Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais, com apresentação de trabalhos diversos, dentro do tema de suas pesquisas: Conservação e Preservação de livros e objetos históricos, Preservação do Patrimônio Material, Biblioteconomia, Obras raras, Casa Museu, Museologia e Artes decorativ as. Participou também de vários projetos institucionais dentro da Unicamp e, dois Projetos, financiados pela FAPESP: Patrimônio Rural Paulista: Espaço Privilegiado para o Ensino, Pesquisa e o Turismo e Critérios e Metodologias para Realização de Inventário do Patrimônio Cultural Rural Paulista. Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, titular da cadeira nº 01, desde 05.maio.2013, Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia 8º Região, 2018 – 2020
Ina Hergert
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Graduada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Preservação de Documentos e Obras de Arte em Papel. Desde 2010, é especialista em conservação e restauro no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve e realiza projetos de conservação e restauro, elabora e ministra oficinas, assim como desenvolve pesquisa interdisciplinar na área de conservação de acervos com suporte em papel.
Flávia Andréa Machado Urzua
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Graduada em Pedagogia e História pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e é formada pela Escola SENAI “Theobaldo de Nigris” no curso de Assistente de Conservação e Restauro. Atualmente trabalha no Serviço de Conservação- Setor de Papel do Museu Paulista da USP.
João de Pontes Junior
MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO
Bacharel em Biblioteconomia (2000) e Mestre em Ciência da Informação (2009) ambos pela PUC – Campinas. Foi bibliotecário do Serviço Social do Comércio – SESC (Uni dade de Pinheiros) desempenhou serviços de classificação, catalogação, aquisição e seleção de obras para o acervo da Biblioteca, além de coordenar projetos de Literatura e Cultura Digital. A tualmente exerce suas funções no Núcleo de Museologia e Acervos Mu nicipais no Museu da Cidade de São Paulo da Prefeitura da Cidade de São Paulo, com acervo de fotografias na indexação, catalogação e organização de dados para inserção em Banco de dados próprio. Responsável pela arquitetura dos bancos de dados utilizados n a mesma instituição. No âmbito da Secretaria de Cultura foi membro da Comissão de Informatização dos Acervos Culturais da Secretaria. Participou ativamente no planejamento e desenvolvimento do Portal de Acervos Artísticos e Culturais da SMC. É Diretor Admi nistrativo do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região (Triênio 2018 – 2020)
Gabriel de Andrade Fernandes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 2012). No momento atua como Especialista em Laboratório no Centro de Preservação Cultura l da Universidade de São Paulo (CPC – USP), onde desenvolve trabalhos de cultura e extensão universitária no campo do patrimônio cultural. Desenvolve também projeto de pesquisa em nível de mestrado na FAUUSP junto ao grupo Natureza, Arte e Paisagem, no qual explora as diversas manifestações discursivas da ideia de ‘ambiente’ na arquitetura e urbanismo nos anos 1960 e 1970.
Iris Kantor
PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO EM SÃO PAULO
Graduação no curso de História na Universidade de São Paulo (1988); mestrado (1996) e doutorado (2002) no Programa de História Social da mesma universidade. Docente na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 1992 – 2002; desde 2003, docente no Departamento de História na Universidade de São Paulo, onde ministra as disciplinas de História Ibérica, História da Historiografia Colonial Brasileira e História da Cartografia Ibero Americana. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2) desde 2009. Editora responsável da Revista História da USP, integrante do comitê executivo do E – Journal of Portuguese History da Universidade de Brown. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica da Cátedra Jaime Cortesão e do Labieb (USP) desde 2005. Membro do IHGB desde 2014
Amarílis Montagnolli Gomes Corrêa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (2007) e Mestre em Ciência da Informação (2010) pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pesquisa dedicada à pres ervação digital, repositórios confiáveis, autenticidade e integridade de documentos digitais. Começou a carreira na USP atuando no Serviço de Atendimento ao Usuário da Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e at ualmente é Chefe do Serviço Técnico de Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Idealizadora do Encontro sobre Segurança de Acervos Raros e Especiais, realizado em outubro de 2017, em parceria com a Biblioteca da FEA – USP e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e replicado no SNBU 2018 (Salvador – BA).

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Luciana Maria Napoleone
CRB-8
Maria da Conceição Gomes Bernardo
CRB-8

 

PROGRAMAÇÃO

8h Credenciamento
8h45 Abertura • Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo
• Luciana Maria Napoleone, Coordenadora da Comissão de Patrimônio Bibliográfico e Documental do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região
9h Mesa Redonda: Patrimônio bibliográfico e documental, memória impressa e preservação: olhares transversais • 9h – Raridade, documento e patrimônio bibliográfico: aproximações críticas – André de Araújo, Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ)
• 9h40 – Memória impressa e sua preservação – Rosaelena Scarpeline, Diretora da Biblioteca do Centro de Memória da Unicamp
• 10h10 – Conservação preventiva do acervo em papel do Museu Paulista da USP nas novas reservas técnicas – Ina Hergert e Flávia Andréa Machado Urzua
10h40 Debate • Moderador: João de Pontes Junior, Museu da Cidade de São Paulo, Diretor Administrativo do CRB8
11h Intervalo
11h15 Mesa Redonda: Programas a serviço da preservação de acervos • 11h20 Carta Patrimonial da USP, Gabriel de Andrade Fernandes, Laboratório do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo.
• 11h35 Programa Memória do Mundo, Iris Kantor, Representante do Programa Memória do Mundo em São Paulo
11h50 Debate • Moderadora: Amarílis Montagnolli Gomes Corrêa, Chefe Técnica da Biblioteca, FAU-USP
12h15 Encerramento
maio
23
qua
TOI IV – III Colóquio informação e documentação jurídica
maio 23@13:00 – 18:00
TOI IV – III Colóquio informação e documentação jurídica

CONTRIBUIÇÕES PARA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Evento GRATUITO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO USP
 Inscrição
OBJETIVO
Integrar profissionais das áreas de biblioteconomia, direito, informática e demais interessados na temática. Propiciar reflexões sobre o estágio atual da informação e documentação jurídica, impactada pelas tecnologias digitais.PÚBLICO ALVO
O III COLÓQUIO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA tem como foco profissionais da área jurídica, informação, pesquisadores, estudantes, executivos, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão e organização da informação e desejam transformar dados em informação e conhecimento, desempenhar papéis de liderança e participar ativamente de projetos de natureza analítica.

 

LOCAL

Local – USP – Escola de Comunicação e Artes (ECA) – Auditório Lupe Cotrim – 1º andar
Dia – 23 de maio de 2018
Horário  13h às 18h

 

PALESTRANTES

Ângelo Caldeira
LOOPLEX S.A.
Carlos Eduardo Machado
DOCWISE
Hélio Ferreira Moraes
PINHÃO E KOFFMAN ADVOGADOS
José Paulo Graciotti
GRACIOTTI ASSESSORIA EMPRESARIAL
Regina Céli de Sousa
MACHADO MEYER ADVOGADOS
Sandra Barbosa
MACHADO ASSOCIADOS
Marcos Rogério Gonçalves
KLA ADVOGADOS

RELATORIA

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fernando Modesto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ORGANIZAÇÃO

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Maria Lúcia de Borba Rolim
GRUPO JURÍDICO GIDJ/SP
Regina Celí de Souza
MACHADO MEYER ADVOGADOS
Sandra Barbosa
MACHADO ASSOCIADOS

 

PROGRAMAÇÃO

23/05/18

13h30 Credenciamento
14h Abertura Coordenadora GIDJ, Chair TOI ECA/USP, Presidente CRB-8
14h30 Inteligência Artificial e a Documentação Jurídica Ângelo Caldeira
Carlos Eduardo Machado/ou Henrique
Mediadora: Regina Céli de Sousa
16h15 Intervalo
16h30 Blockchain, Bitcoin e Implicações Jurídicas Hélio Ferreira Moraes – Sócio Pinhão e Koffman Advogados
Mediadora: Sandra Barbosa – Machado Associados
17h Governança da informação José Paulo Graciotti – Consultor em Gestão Empresarial da Graciotti Assessoria Empresarial
Mediador: Marcos Rogério Gonçalves
17h45 Encerramento

 

ago
24
sex
4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública @Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do Tribunal de Contas da União
ago 24@09:00 – ago 26@18:00
4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública @ Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do Tribunal de Contas da União

O evento

A quarta edição do Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública ocorrerá em Brasília nos dias 24 a 26 de setembro de 2018. Esta edição contará com a presença de palestrantes internacionais.

O Seminário tem o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

O evento é organizado conjuntamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-geral da União (CGU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O Seminário é apoiado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Estão previstas apresentações técnicas durante os dias 24 e 25, assim como realização de oficinas no dia 26 de setembro, em auditório com capacidade para 480 participantes e transmissão ao vivo pela Internet (streaming) no canal oficial do TCU no YouTube.

Nesse momento, encontra-se aberta a chamada de trabalhos, em que receberemos propostas para palestras, para os dias 24 e 25 de setembro, e tutoriais ou workshops, para o dia 26 de setembro.

A chamada visa identificar palestrantes de instituições de controle, de entidades da administração direta e indireta, bem como do meio acadêmico e do terceiro setor, que tenham interesse em apresentar casos práticos e respectivos resultados, envolvendo a análise de dados da Administração Pública nas esferas Federal, Estadual ou Municipal.

O seminário no ano passado registrou mais de 660 inscritos. Como o auditório tem capacidade limitada a 480 assentos, sugerimos que aqueles que prefiram participar presencialmente inscrevam-se o quanto antes. A inscrição antecipada daqueles que participarão à distância permitirá disponibilizar o devido apoio tecnológico e fornecer os certificados de participação.

As inscrições para os participantes não-palestrantes serão abertas em breve.