Banco Asiático de Desenvolvimento considera blockchain para compras governamentais

The ADB seal at the Asian Development Bank building in the Philippines.

Um novo artigo, de autoria de especialistas vinculados ao Banco Mundial, propõe o desenvolvimento de uma rede de blockchain para aumentar a eficiência nos sistemas de compras governamentais em todo o mundo.

De autoria do Dr. Ramanathan Somasundaram e S. M. Quamrul Hasan, ambos pesquisadores especializados em compras governamentais, o relatório foi publicado nesta quinta-feira, 18 de outubro, divulgando a tecnologia blockchain em uma proposta tecnológica para o Banco Asiático de Desenvolvimento.

Atualmente, existem entre 200 e 250 diferentes sistemas de e-government procurement (e-GP) instalados em todo o mundo, dizem os autores. Embora esses sistemas tenham potencial para aumentar a transparência do governo, a natureza em silos dos sistemas dificulta seu avanço.

Fornecendo explicações técnicas detalhadas, os autores propõem o desenvolvimento de um sistema de blockchain que pode ser implantado em sistemas de governos mundiais, com cada um participando como nós da rede para acessar bancos de dados de fornecedores em diferentes jurisdições.

O artigo argumenta que esse método pode potencialmente eliminar problemas atuais, incluindo fornecedores que precisam arquivar várias vezes para entrar em diferentes bancos de dados de aquisição e como um benefício que daria a cada governo visibilidade em tempo real da carga de trabalho real de um fornecedor.

Os autores escrevem:

“MUITAS VEZES, UM LICITANTE QUE JÁ ESTÁ SOBRECARREGADO COM CONTRATOS PENDENTES DE CONCLUSÃO RECEBE CONTRATOS ADICIONAIS PRINCIPALMENTE DEVIDO À FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE O TRABALHO PENDENTE NA MÃO.”

Além disso, a construção de uma rede distribuída entre os governos e os bancos de suporte pode garantir que o ciclo de compra peer-to-peer (P2P) seja automatizado e concluído digitalmente.

“A REDE BLOCKCHAIN E-GP DEVE SER ESTENDIDA PARA PERMITIR QUE OS BANCOS LOCALIZADOS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO ENVIEM CONTINUAMENTE GARANTIAS BANCÁRIAS ELETRÔNICAS AUTENTICADAS EM NOME DE UM FORNECEDOR EM QUALQUER UM DOS SISTEMAS EGP EM REDE”, DIZEM OS AUTORES.

Embora o artigo tenha sido publicado como uma proposta técnica, indica o interesse do Banco Asiático de Desenvolvimento em explorar o uso da tecnologia blockchain para melhorar as operações do governo, especialmente nas economias asiáticas.

Os autores do artigo sugerem que um passo realista seria preparar requisitos de financiamento bem definidos para a rede proposta e selecionar pelo menos “três países vizinhos com participação ativa de licitante internacional” para participar de um teste piloto.

“À MEDIDA QUE O SISTEMA SE ESTABILIZA, MAIS SISTEMAS E-GP PODEM SER INCORPORADOS À REDE DE FORMA FASEADA”, CONCLUEM.

 

Por Amanda Bastiani

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/banco-asiatico-de-desenvolvimento-considera-blockchain-para-compras-governamentais/

Comentários

Comentários