Blockchain será testado em eleição federal nos Estados Unidos

Um sistema blockchain será usado pela primeira vez em uma eleição pública nos Estados Unidos. A tecnologia está sendo testada no estado da Virgínia Ocidental e inicialmente será restringida a eleitores militares que não podem votar pessoalmente. Eles poderão escolher pelo celular pré-candidatos a vários cargos federais, como juízes e senadores, até o dia 8 de maio.

Como o blockchain permite a validação automática dos votos, o sistema será mais seguro, afirmou o secretário de estado da Virgínia Ocidental Mac Warner, ao anunciar o projeto piloto, no último dia 28. Uma vez registrados numa plataforma Blockchain, “os votos tornam-se imutáveis ​​e invioláveis”, ele disse.

Para votar será necessário apenas um smartphone Apple ou Android e um documento de identificação estadual ou federal. A plataforma blockchain recém-desenvolvida é fruto de uma parceria entre o Gabinete do Secretário de Estado da Virgínia Ocidental, o provedor técnico Voatz, a plataforma Blockchain Trust AcceleratorTusk/Montgomery Philanthropiese a New America.

Sistema blockchain poderá ser usado em todo Estado

Inicialmente restrito a Harrison County e Monongalia County, o programa deverá se estender a todos os 55 condados da Virginia Ocidental nas eleições gerais que acontecerão em novembro. Isso, entretanto, dependerá do sucesso do projeto piloto.

A plataforma já tem sido utilizada com sucesso nas eleições internas de várias instituições, como sindicados organizações sem fins lucrativos, universidades. Warner afirmou ainda que países como o Brasil, a Estônia, a Dinamarca, Coreia do Sul e a Suíça estão estudando formas de utilizar a tecnologia blockchain para aumentar a transparências de seus processos.

 

Por Alexandre Antunes

Fonte: https://portaldobitcoin.com/blockchain-testada-eleicao-estados-unidos/

Comentários

Comentários