Bolsa de valores da Alemanha discute negociação de futuros de Bitcoin

A bolsa Deutsche Boerse comunicou estar considerando a possibilidade de transformar a Alemanha no primeiro país europeu a listar, oficialmente, contratos futuros de Bitcoin em uma plataforma de negociação regulamentada.

 

De acordo com a revista alemã Wirtschaftswoche, os executivos da Deutsche Boerse estão discutindo a possibilidade de listar os futuros de Bitcoin na Eurex que é o maior mercado de futuros e derivados da Europa.

“Nós estamos pensando sobre os futuros, de uma forma que os investidores individuais e institucionais possam proteger os investimentos existentes em Bitcoin ou fixar a queda dos preços da moeda digital”, revelou um porta-voz da bolsa alemã, para a revista.

No entanto, a Deutsche Boerse está preocupada com o potencial de manipulação dos preços, uma vez que a maioria dos locais de mercado de Bitcoin são irregulares – uma queixa comum entre os críticos dos futuros de criptomoedas.

Se a Deutsche Boerse listar futuros de Bitcoin, será a primeira instituição regular europeia a fornecer aos investidores acesso direto para esses produtos.

Duas casas financeiras lançaram mini futuros na SIX, principal bolsa de valores da Suíça – e a Nasdaq Nordic listou duas notas de Bitcoin negociadas na bolsa – mas nenhuma operadora de câmbio europeia apresentou contratos de futuros de pleno direito.

Instituições de olho na exploração do Bitcoin

Embora seja uma classe de ativos recente, investidores institucionais têm clamado pela possibilidade de explorar a criptomoeda sem o riscos sistêmicos de conservar os ativos diretamente, e os futuros atendem a esta necessidade.

No início desta semana, a Wall Street obteve sua primeira exploração de futuros da criptomoeda após a CBOE se tornar a primeira casa de cambio regulamentada dos EUA a listar este produto. A CME – maior instituição de troca de derivados do mundo – começará as negociações na segunda, 18, disponibilizando a moeda para um número ainda maior de traders. Muitas outras operadoras de cambio – mais notadamente a Nasdaq – estão se programando para lançar seus futuros em 2018.

O Japão, país que emergiu como um importante eixo de criptomoedas na Ásia, também está na expectativa de atrair negócios com futuros de Bitcoin, em breve. Como a CNN reportou, o Tokyo Financial Exchange está trabalhando para listar futuros de Bitcoin “o mais rápido possível” embora deva convencer o governo a ajustar as leis de valores mobiliários do país a fim de acomodar esses produtos.

 

Por 

Fonte: Cryptocoins News

Comentários

Comentários