Como assegurar a Propriedade Intelectual

Saiba como e qual a importância de assegurar a propriedade intelectual de um produto ou servido oferecido pela sua empresa. Entenda um pouco mais sobre Propriedade Intelectual.

Ainda sobre o assunto Startup, que vem sendo discutido pelos nossos artigos há algumas semanas, hoje vamos falar da importância e de como assegurar a propriedade intelectual de um produto ou servido oferecido pela sua empresa.

Geralmente a palavra Startup nos guia para um mundo de possibilidades. Estando atrelado à novas ideias, empreendimentos únicos e originais. Representados por pessoas que inovaram dentro de um mercado e surgiram com algo totalmente moderno e original.

Essa relação não existe à toa, muitas Startups de sucesso hoje, surgiram de pessoas que surpreenderam o mercado com suas novas maneiras de pensar, como a Paypal, Airbnb e o LinkedIn, que estão à frente de profissionais que tiveram de defender suas ideias e mostrar que elas poderiam gerar lucro.

Além de defender essas ideias e em alguns casos se juntar com outros profissionais para originar a empresa, existe um termo chamado Propriedade Intelectual.

Mas o que é isso de fato?

Propriedade intelectual é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e ciêntíficas. Foquemos nessa última, às invenções em todos os domínios da atividade humana basicamente uma proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes às atividades intelectuais.

Ou seja, se você empresário teve uma ideia nova, uma invenção e acha que ela pode gerar lucro você deve procurar um advogado, caso já tenha uma assessoria jurídica é só recorrer a ela e por meio de um documento registrar sua inovação para que ninguém tire proveito da sua criatividade e copie seu sucesso de mercado.

 

E qual a importância disso?

A propriedade intelectual é decisiva para o desenvolvimento econômico e social sustentável de um país, pois fomenta um ambiente propício para novas empresas, já que assegura as novas ideias que surgem evitando competições desleais.

 

 

Por AJadvogados

Fonte: https://ajadvogados.adv.br/como-assegurar-propriedade-intelectual/

Comentários

Comentários