Como a tecnologia blockchain vai revolucionar o setor de logística e transportes?

Companhias globais com grandes demandas precisam de soluções inteligentes para atender com eficiência e qualidade. Por isso, não é surpresa que empresas de frete e transportes busquem no blockchain soluções para seus processos de logística. Um dia após a gigante dos transportes FedEx anunciar sua entrada no BiTA, outra importante companhia mundial, a chinesa JD Logistic, um braço da JD.com, agora também faz parte do time.

A BiTA (Blockchain in Transports Alliance ou Aliança de Transportes em Blockchain), foi criada por empresários do setor de tecnologia e transportes que, juntos, pretendem desenvolver e promover padrões de blockchain para tornar mais precisos e seguros os processos de logística.

Diante deste cenário, a JD Logistic se junta à aliança – que tem membros como o FedEx e o Penske – com o objetivo utilizar a tecnologia bockchain na otimização de cadeias de suprimentos, comunicações transfronteriças e logística; além de contribuir com o aperfeiçoamento da tecnologia dentro da indústria.

Mas afinal, como o blockchain atua?

Considerado como uma espécie de diário de bordo, a tecnologia blockchain consegue listar, cronologicamente, todas as operações relacionadas a um determinado produto. Suas informações são atualizadas continuamente e como resultado torna-se obsoleto o gerenciamento de uma autoridade central.

Como opera de forma descentralizada, o blockcahin não precisa de um intermediário que o valide (bancos, tabeliões, etc) o que torna impossível sua manipulação e fraude. Empresas como Walmart estão testando os usos da tecnologia para tornar o transporte de contêineres mais transparente e rápido.

Utilizar a tecnologia blockchain – com seu livro-razão descentralizado, impossível de ser alterado e com atualização em tempo real – pode significar o aumento da eficiência e diminuição do custo operacional ocasionando, assim, um retorno mais rápido para a cadeia de abastecimento.

 

Por 

Fonte: https://criptoeconomia.com.br/como-tecnologia-blockchain-vai-revolucionar-o-setor-de-logistica-e-transportes/

Comentários

Comentários