Dados mostram o crescimento impressionante da internet em 10 anos

Número de páginas web cresceu quase sete vezes em 10 anos e o de usuários conectados no mundo todo 1.114%, desde 2010

A internet se tornou uma parte essencial da vida moderna, mesmo havendo lugares em que as pessoas não possuem o acesso tão facilitado. Desde 2005, no dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet em vários países. E uma pesquisa feita pelo Internacional Communications Union mostra como o universo online cresceu de forma impressionante nos útimos anos.

Um exemplo: o estudo apontou que 56% da população mundial acessa a internet. Isso quer dizer que, dos 7.7 bilhões de habitantes do planeta, pouco mais da metade  – 4.3 bilhões – conseguem ficar online.

Para se ter uma ideia de como isso está dividido, na América do Norte e na Europa há uma estimativa de que 90% de sua população acesse a internet de alguma forma. Essa estimativa é bem diferente do que encontramos em regiões da África e da Ásia, que apresentam porcentagens de 37% e 50% respectivamente. Na América Latina, Caribe, Oriente Médio e Oceania, a porcentagem de pessoas conectadas está acima de 60%.

Em uma média geral, o número de usuários conectados no mundo todo cresceu 1.114% desde 2010. Mesmo com a porcentagem mais baixa, a Ásia é o que contém mais usuários, com 2.190 bilhões de pessoas online.

Páginas mais pesadas

As páginas da internet passaram por diversas mudanças. No início, havia sites com diversos textos e hipertextos, mas, com o passar dos anos, imagens e vídeos começaram a ser incorporados. Agora, sites completamente interativos, com conteúdo multimídia de todos os tipos, são carregados, o que pode comprometer a experiência de alguns usuários que não têm acesso a boas conexões. Para completar, muitos esses sites carregam scripts e cookies que rastreiam os hábitos dos usuários.

Outro fato interessante é que, se falarmos de sites que usam WordPress, o tamanho médio é ainda maior: cerca de 2278KB. Lembrando que o WordPress está presente em mais de 33% dos sites da internet, ou seja, com certeza você já acessou alguma dessas páginas.

A internet em si

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Comentários