Gestão de identidades digitais no Mundo Digital

 A gestão de identidades digitais é a forma de tratamento da identidade de cada usuário ou corporação no Mundo Digital ou esfera digital.

Com o desenvolvimento do Mundo Digital em rede através da internet a questão da gestão de identidades ganhou complexidade tendo em vista a necessidade de identificação de cada participantes da rede.

Com a utilização de novas tecnologias descentralizadas, especialmente com o Blockchain, a questão das identidades se apresenta com mais complexidade para a identificação dos participantes de cada rede blockchain nas diversas possibilidades de aplicação seja em aplicativos de votação, aplicativos de smart cities, moedas digitais (virtuais ou criptomoedas), direitos autorais e controle de conteúdo, segurança de dados e e-government.

Vamos pensar por partes.

Identidade digital é a identificação de cada pessoa, instituição ou universalidade (de fato ou de direito) no Mundo Digital, ou seja, no âmbito das instâncias tecnologicas disponíveis em plataformas, sistemas e aplicativos eletrônicos e digitais.

Deste modo, a gestão de identidades se demonstra como uma matéria fundamental com sérias repercussões nos aspectos jurídicos, pois identificar quem pratica determinado ato ou conduta no Mundo Digital será um pré-requisito para a construção de relações jurídicas no que se refere ao que hoje denominamos como pessoas ou partes.

Por tudo isto, um assunto a ser observado com muita atenção é o referente aos aplicativos e soluções voltadas a resolução das questões relacionadas a identidade na esfera digital, a identidade digital.

 

Por Mauricio Vasconcelos Galvão Filho

Fonte: https://www.blockchainedireito.com.br/post-unico/2018/05/16/Gestao-de-identidades-digitais-no-Mundo-Digital

Comentários

Comentários