Google busca soluções de blockchain para programa de aceleração de startups

Parece que o Google está cada vez mais interessado nas criptomoedas e na blockchain e, além da parceria anunciada este ano com a Digital Asset para integrar a cadeia de blocos nas soluções de nuvem do Google Cloud, a gigante mundial da internet anunciou que seu programa de aceleração, o Google Launchpad Studio, selecionou startups do mundo todo com foco principalmente em machine learning e blockchian.

O Launchpad Studio foi lançado no ano passado como um programa de aceleração para startups com duração de quatro meses focado no produto a ser impulsionado no mercado. O programa seleciona, dentre todas as propostas enviadas, 10 projetos que receberam toda aceleração e tutoria durante quatro meses, na sede do Google, em São Francisco, Califórnia.

Entre as empresas selecionadas deste ano, há um foco claro em projetos que envolvem blockchain, criptomoedas e machine learning, como é o caso da norte-americana Alchemy, que desenvolveu uma plataforma em blockchain destinada à análise de dados e que já conta com grandes investidores como o próprio Google, Facebook, Universidade de Stanford, Yahoo, PayPal, entre outros. Outra startup selecionada pelo Google foi a Celo, que por meio das criptomoedas e da blockchain pretende criar uma nova plataforma para conectar pessoas globalmente e trazer estabilidade financeira àqueles que mais precisam e já conta também com grandes apoiadores como a exchange norte-americana Coinbase.

Embora não tenha foco em blockchain ou criptomoedas, a startup brasileira GuiaBolso foi uma das selecionadas e a única da América Latina a integrar o time de aceleração do Google. Focado no controle de gastos, o aplicativo brasileiro já conta com mais de 4,5 milhões de usuários desde seu lançamento em 2014, quando os fundadores Thiago Alvarez e Benjamin Gleason disponibilizaram a aplicação que possui entre seus investidores o IFC (braço financeiro do Banco Mundial) e fundos como Kaszek, Vostok, Ribbit  QED Investors e Omidyar Network.

Na seleção do Launchpad Studio deste ano, o foco em blockchain e criptomoedas vem aliado à uma orientação por soluções que lidem com o espaço financeiro, oferecendo serviços bancários, verificação de identidade e serviços de varejo. A lista completa das startups selecionadas inclui: Alchemy (EUA); Axinan (Cingapura); Aye Finance (Índia); Celo (EUA); Frontier Car Group (Alemanha); Go-Jek (Indonésia); GuiaBolso (Brasil); Inclusive (Gana); m.Paani (Índia) e Starling Bank (Reino Unido).

 

 

Por Cassio Gusson

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/google-busca-solucoes-de-blockchain-para-programa-de-aceleracao-de-startups/

Comentários

Comentários