Inovação e tecnologia com foco em produtividade e redução de custos

38396753 - mature man calculating budget on laptop

Já sabemos que a inovação e a tecnologia oferecem inúmeros benefícios à economia, tanto para grandes quanto para pequenos empreendimentos. Se analisarmos a aplicação de tecnologia num cenário macroeconômico teremos aumento de produtividade e redução de custos, permitindo aumentar os níveis de consumo e conseguir uma transformação progressiva e constante.

As transformações protagonizadas pela tecnologia em nível microeconômico também oferecem novas estratégias para pequenas e médias empresas, facilitando e agilizando os processos e promovendo, da mesma forma, redução de custos e aumento de produtividade.

Ao considerarmos a aplicação de novas tecnologias no setor produtivo, entendemos que iremos afetar diretamente a produção, provocando maior crescimento econômico em qualquer setor produtivo, através da automação de processos.
A tecnologia vem revolucionando as linhas de montagem no mundo todo.

No setor de serviços, o surgimento do computador, da internet e dos dispositivos móveis vem revolucionando de tal forma que hoje é quase impossível desempenhar qualquer tipo de função sem a presença da tecnologia.

Implantar ou não tecnologia nos escritórios de advocacia?

Grande parte dos escritórios de advocacia já estão completamente integrados com as inovações tecnológicas, tendo seu próprio site, gerando postagens para seus blogs, participando das redes sociais e utilizando o marketing jurídico como meio de atrair e fidelizar novos clientes.

Contudo, ao mesmo tempo, existem os que ainda preferem os papéis e sistemas ineficientes de gestão da empresa, fazendo o acompanhamento de processos e a organização de documentos ainda da maneira antiga, mesmo com todos os fóruns já promovendo a digitalização dos processos e permitindo atos através da internet.

Com um sistema de gestão automatizado, o tempo economizado com a organização de papéis está fora de qualquer medição. Ao manter os documentos organizados através de um sistema, os profissionais ganham tempo para se dedicar ao que seja mais importante para seu escritório, oferecendo maior atenção àquilo que realmente interessa.

Pode até haver alguns motivos pelo qual alguns profissionais ainda evitem o uso da tecnologia, como medo das mudanças ou de falhas no sistema, além do próprio costume de manter um sistema e não querer se livrar simplesmente por falta de vontade.

Contudo, da mesma forma como a advocacia foi uma das primeiras atividades a adotar o uso de tecnologias que hoje são vistas como antigas, como aparelhos de fax, por exemplo, a revolução da internet deve ser adotada para que o advogado possa exercer sua profissão através de novas metodologias e novos sistemas. Com a implantação de novas tecnologias no dia a dia, o escritório de advocacia terá sua produtividade aumentada, agilização nos processos internos e, consequentemente, redução de custos.

É evidente que as inovações não devem apenas se mostrar presentes, mas sim ser utilizadas com sabedoria e inteligência, tornando mais eficaz a rotina do escritório, fazendo com que cada pessoa possa fazer mais usando menos tempo e oferecendo maior qualidade com o mínimo de retrabalho.

A inovação e a tecnologia devem ser considerados como fatores essenciais para o escritório de advocacia, trazendo novos ares para o segmento que, embora atuando em todas as frentes e tendo ao seu dispor tudo o que a tecnologia da informação pode oferecer, muitas vezes ainda se mostra tradicionalista.

Se a maior dificuldade está na falta de entendimento das tecnologias, o advogado deve buscar se atualizar. Enquanto pensar da maneira tradicional, o advogado não irá conseguir um modelo de gestão que seja realmente eficiente e sustentável, que possa oferecer maior produtividade e redução de custos.

Por Jurídico certo

Fonte: https://www.aurum.com.br/blog/tecnologia-e-reducao-de-custos/

Comentários

Comentários