Inovação no Panorama Jurídico

A inovação tecnológica tem impactado todos os setores e, no jurídico, não se resume a uma tendência ou palavra de ordem, ela vai muito além ao influenciar diretamente na forma como os profissionais desenvolvem suas atividades.

Como uma grande ajuda ou, até mesmo, um diferencial competitivo a ser colocado em prática, as advocacias têm investido fortemente em tecnologias. Isso porque elas contribuem de diferentes formas como, por exemplo, para fazer a análise de dados, usar a automação a favor dos processos e, também, usar inteligência artificial para simplificar e agilizar as rotinas dos advogados.

Quer entender mais a fundo quais são as vantagens da inovação e como as advocacias podem fazer um bom uso dessas novas tecnologias? Continue a leitura deste artigo e descubra as particularidades do impacto da evolução para este setor.

É preciso investir em inovação.

Quando o assunto é inovação e o lançamento de novas tecnologias que venham a impactar o setor, uma coisa é certa: é preciso investir, pois nada melhor do que ser pioneiro neste cenário, não é mesmo? Afinal, você quer estar à frente dos demais e fazer seu escritório crescer! Então a dica está dada!

Muitas empresas já têm criado seu departamento para tratar a respeito do assunto. Entretanto, vale destacar que este não é um processo simples, pelo contrário, é bastante complexo e requer esforços. Sendo assim, o primeiro passo é estabelecer uma equipe de trabalho eficiente e qualificada para identificar as principais necessidades e oportunidades.

Contudo, atualmente faltam talentos que possam atuar neste tipo de equipe e de projeto, já que é necessário ter bastante expertise, conhecimento de mercado, além de um feelingaguçado para identificar as necessidades do negócio e as transformar em oportunidades.

Como ter um departamento de inovação?

Se a ideia do seu escritório é realmente trabalhar com a inovação da melhor forma, como já mencionado: é preciso criar uma boa equipe para este trabalho. Em um bom primeiro passo pode ser a contratação de um diretor de inovação para estar à frente e liderar com sabedoria e critério a toda a sua equipe.

A liderança é importante para guiar, orientar e impulsionar o departamento, por isso tenha bastante cuidado na hora de designar algum profissional para esta função.

Além de se preocupar com a composição da liderança, é válido que o escritório entenda o quão fundamental é oferecer bons recursos para que esta equipe tenha uma base de trabalho consistente.

Assim, antes de mais nada, cabe ao negócio refletir sobre os seguintes pontos como: a equipe terá total liberdade para implementar as soluções que já foram desenvolvidas a partir de um olhar crítico das rotinas do escritório? A inovação será bem aceita por todos? Quais os passos necessários para que esta aceitação aconteça em todos os níveis do escritório?

Para que o departamento de inovação renda bons frutos é importante que todo o escritório entenda não somente a importância deste departamento, mas também todos os benefícios que serão entregues aos profissionais a partir do trabalho desta equipe. O trabalho em conjunto, da equipe de inovação com as demais áreas de negócio, tende a melhorar os resultados de maneira expressiva.

O trabalho em conjunto, da equipe de inovação com as demais áreas de negócio, tende a melhorar os resultados de maneira expressiva.

O departamento de inovação dentro do seu escritório é importante e necessário em meio ao fluxo frequente de informação e de lançamentos desta Era. Além disso, para ver sua advocacia se destacando hoje em dia é imprescindível fazer este tipo de investimento o mais cedo possível já que longe de ser modismo, esta com certeza é uma questão de sobrevivência.

Entretanto, quais são as vantagens desta tendência para as advocacias e advogados?

Antecipação de tendências

A antecipação de tendências com certeza é uma excelente estratégia para se trabalhar em todas as áreas. Dentro das advocacias, com certeza isso não seria diferente! Neste contexto vale mencionar que a antecipação também é válida junto a outras tendências como a forma com que as atividades são desenvolvidas e os ganhos obtidos.

Planejamento contra possíveis impactos

Outra vantagem é a possibilidade de antever possíveis impactos preparando-se e planejando-se para minimiza-los. Atualmente, temas que são frequentemente debatidos neste contexto são referentes ao aumento de ameaças cibernéticas, privacidade de dados e às tecnologias inteligentes.

Integração das áreas de negócio em prol de um objetivo

A integração é de fundamental importância para que a inovação realmente aconteça! Isso porque, o escritório deve atuar sempre em conjunto, focando em um mesmo sentido e meta, para que os resultados sejam alcançados.

Portanto, invista em profissionais capacitados e habilitados a entregar bons resultados ao trabalhar a inovação dentro do seu escritório. Esses profissionais já sabem para onde olhar, o que procurar para identificar problemas e como melhorar. Com isso, obter ganhos de eficiência e, não menos importante, inovar, que é o principal objetivo abordado aqui.

Como você observou, esse assunto é longo e tem sua complexidade. Aproveite para deixar seu comentário sobre a inovação e sobre os impactos positivos para os escritórios que saírem na frente, como protagonistas das mudanças, através do uso das melhores tecnologias. Troque experiência com outros leitores!

Por PAULO SILVESTRE DE OLIVEIRA JUNIOR

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/inova%C3%A7%C3%A3o-panorama-jur%C3%ADdico-paulo-silvestre-de-oliveira-junior/

 

 

Comentários

Comentários