Jurimetria para controlar a eficiência dos serviços jurídicos

Como garantir e otimizar a prestação de serviços jurídicos?

Por Luiza Adena

Serviços jurídicos eficientes não dependem somente de conhecimento das leis, da jurisprudência e da doutrina. Departamentos jurídicos ou escritórios de advocacia que funcionam como controladoria legal de empresas devem dedicar bastante atenção aos dados que envolvem todos os procedimentos. Isso parece tarefa de super-humano… porque é.

Ou melhor, colher e organizar dados são tarefas de máquinas e, por esta razão, muitos advogados estão se tornando adeptos de softwares para otimizar suas rotinas.

Os softwares funcionam de acordo com a base de dados, ou seja, se o banco de dados da empresa é incompleto e mal organizado, dificulta-se enormemente o serviço de jurimetria. Neste sentido, quanto maior o número de dados, seu detalhamento e padrões melhor a eficiência do robô de gestão jurídica.

São muitos dados para acompanhar. Valores discutidos, provisionamento, sentenças, acórdãos, custas, honorários, depósitos, garantias, dentre outros mais específicos dependendo da área, além de partes envolvidas, como juízes, desembargadores, ministros, advogados, peritos, testemunhas, autores e réus.

Ter esses dados claros e organizados se mostra crucial para a gestão dos processos, para a controladoria jurídica e para o planejamento de estratégias. Com as técnicas de jurimetria é possível fazer um serviço de previsão de resultados. Estima-se quais os riscos e as probabilidades de cada cenário. Deste modo, a empresa se prepara, munida de dados e planos.

As novas tecnologias aplicadas aos departamentos jurídicos auxiliam a análise do comportamento do Direito na prática e a leitura completa de tudo o que compõe o negócio, o que possibilita agir de maneira mais centrada e certeira.

“Por isso, ao gerenciar o banco de dados jurídico, a controladoria jurídica permite a aplicação célere da jurimetria, proporcionando uma visão mais rigorosa do funcionamento dos processos judiciais da empresa, com base em uma gestão por evidência, em benefício dos resultados e da eficiência que se esperam de uma boa administração jurídica.”

Nos tempos atuais, gerenciar o negócio ao realizar serviços jurídicos, provisionamento do contencioso judicial e o planejamento estratégico sem utilização da Jurimetria seria como jogar xadrez ignorando todos os movimentos que você pode fazer com a dama. Não te impede de jogar, mas poderia ser muito melhor.

FONTES:

//medium.com/desabafos-de-jurinerds/jurimetria-para-controlar-a-efici%C3%AAncia-dos-servi%C3%A7os-jur%C3%ADdicos-3be57659fdca

A aplicação da jurimetria pela controladoria jurídica

Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

Comentários

Comentários