Legaltechs: Veja como a tecnologia está mudando a rotina do direito no Brasil

Startups desenvolvem aplicativos e plataformas digitais para otimizar a gestão e produção de peças processuais, modernizando um setor, muitas vezes, avesso a mudanças.

Muitas pessoas associam o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, mas com a ajuda da tecnologia essa realidade vem mudando. Seja pelo Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (Puma), projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que tem por objetivo digitalizar e acabar com os processos em papel de 198 das 279 varas existentes na cidade de São Paulo ou por empresas que estão utilizando a tecnologia para ajudar a modernizar o setor.

Chamadas Legaltechs ou Lawtechs, essas empresas fornecem produtos e serviços que atendem demandas de advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho desses profissionais que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais.

Um exemplo é o Previdenciarista – plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário. Com milhares de usuários ativos, a plataforma coloca à disposição dos assinantes mais de 1.800 modelos de petições validadas em casos reais e ferramentas específicas para advogados da área, como o simulador de Fator Previdenciário. Além disso, disponibiliza uma ficha de atendimento e até mesmo modelos de documentos que ajudam o advogado a melhorar o atendimento ao cliente.

De acordo com Renan Oliveira, um dos fundadores do site, o Previdenciarista aumenta a produtividade do advogado, otimiza seu tempo e o mantém sempre atualizado. “O nosso objetivo é utilizar a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos que o mantenham atualizado e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de petições. Só no ano passado nosso site teve mais de 4 milhões de visualizações das páginas”, explica.

 

 

 

Por  Caio Alves

Fonte: https://ipnews.com.br/legaltechs-veja-como-tecnologia-esta-mudando-rotina-do-direito-no-brasil/

Comentários

Comentários