Mulher: como transformar desafios em oportunidades com base na Gestão Jurídica?

Março é um mês de extrema importância para comemorarmos as conquistas profissionais das mulheres no decorrer dos últimos anos. E o que me enche de orgulho é falar sobre o espaço e posição que a presença feminina tem assumido no mercado jurídico. Hoje, em todo o Brasil, somos mais de 500 mil mulheres advogadas.

As mulheres têm se destacado em diversas áreas a altas posições no campo jurídico. E isso tem um valor extremamente positivo para aquelas que atuam hoje na área e também serve deinspiração para as futuras profissionais que desejam ingressar nesse segmento.

Baseada na minha experiência profissional, nesse artigo vou compartilhar como eu consolidei minha carreira na área de Gestão Jurídica para você se inspirar e conseguir transformar desafios em oportunidades para crescer profissionalmente. Boa leitura!

Gestão jurídica

A paixão pela Gestão Jurídica nasceu a partir da minha atuação como consultora empresarial. Percebi a carência de profissionais no mercado para contribuir com o crescimento de escritórios de advocacia e descobri o que realmente o advogado precisa para progredir profissionalmente.

Há muitos anos a profissão de consultoria e aconselhamento era feita na maior parte pelos homens. Hoje, com a chegada mais forte de consultoria em Gestão jurídica, muitas mulheres vêm se destacando.

Porém, realizar esse trabalho em escritórios de advocacia, como eu faço, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Infelizmente, a cultura machista ainda tem uma predominância muito forte, e a mulher acaba tendo que se dedicar muito mais para ter o destaque que ela merece.

Mas esse é um obstáculo que estamos superando muito bem. E, unindo forças coletivas e individuais, a luta pela igualdade de gênero e reconhecimento profissional da mulher, será vencida.

Não desanime diante das dificuldades. Mulher, você é forte e competente, por isso: transforme desafios em oportunidades de crescimento profissional. Avante!

Compartilho com você 6 ações que fizeram o diferencial na minha carreira e que você também pode se inspirar para mudar a sua vida. Confira:

Estude

Estudar é sinônimo de sucesso profissional. A área do Direito por si só já exige muita dedicação nos estudos, e isso, integrado à Gestão, torna o grau de exigência ainda mais elevado. Por isso, se você pretende conquistar uma carreira consolidada, estudar é o fator número 1 para alcançar altas posições e os seus objetivos profissionais.

Eu me dediquei à inúmeros cursos no Brasil e em outros países para melhorar cada vez mais como profissional. Estudei profundamente o nosso Código de Ética para conseguir aplicá-lo da melhor forma para a nossa realidade.

Sou apaixonada por leitura, leio em média 3 a 4 livros por mês na área de Gestão, e além disso, busco sempre conhecer histórias e me inspirar em mulheres que fizeram e fazem a diferença em nossa área. Como exemplo, Anna Luiza Boranga e Simone Viana Salomão, pioneiras da Gestão jurídica no Brasil, mulheres que estiveram à frente seu tempo em uma época que sequer falava de Gestão na advocacia.

Tenho 4 especializações em instituições de alto nível do Brasil e inúmeros cursos na área de Gestão e Direito que contribuíram, e muito, para o meu crescimento e desenvolvimento profissional.

E isso é uma ação contínua: aprender e especializar para mim faz parte de um caminho que não tem fim. E o melhor de tudo isso é aplicar o meu conhecimento nas ações com os meus clientes e colher grandes resultados. É muito gratificante ver empresas e profissionais prosperarem com o meu trabalho.

Conheça o mercado

Estude e conheça o mercado. Saiba as melhores práticas de Gestão Jurídica do Brasil e do mundo e veja como aplicar de acordo com o cenário e realidade de cada cliente.

Considero como diferencial na minha trajetória os lugares que conheci fora do Brasil em que a Gestão Jurídica é muito valorizada. Tive a visão de escritórios nos EUA e de outros países e essa experiência me trouxe percepções valiosas de diversos ambientes em relação à área do Direito e Gestão.

Participe ativamente do mercado

A Gestão Jurídica não se aplica apenas com conhecimentos de Lei e Gestão. Essa área requer uma participação ativa da profissional do Direito do mercado. A experiência profissional na prática permite uma visão macro do mercado.

Em dez anos de atuação profissional, tive experiência em várias áreas do Direito. No início da carreira foquei em concursos públicos e atuei por sete anos no serviço público, passando pelo Tribunal de Justiça de Goiás, na Secretaria de Segurança Pública, no Ministério Público e na Assistência judiciária como advogada pública.

Além de advogada, hoje sou empresária, gestora e consultora em Serviços de Gestão Jurídica, palestrante, Coordenadora do MBA em Gestão Jurídica pelo IPOG, Conselheira da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABCMJ). Conselheira Consultiva da FENALAW, maior Feira de Negócios Jurídicos da América Latina, Presidente da CEIG/OABGO, Master Coach, Analista Comportamental e não para por aqui, o mercado tem um espaço incrível para nós conquistarmos as posições que quisermos. Só basta sermos determinadas e, com muita garra e foco, alcançarmos nossos objetivos.

Encare as dificuldades e desafios com determinação

As dificuldades enfrentadas infelizmente ainda acontecem pelo fato de ser mulher. A sociedade ainda desconfia da competência e da qualidade do trabalho entregue por uma mulher, principalmente em uma área que tempos atrás era dominada por homens e, em muitos casos, associam a aparência mais nova da mulher com inexperiência profissional.

Mas isso é um preconceito que com muita dedicação e determinação conseguimos superar. Como diz o filósofo Mário Sérgio Cortella, a experiência não se deveria dar pela “extensidade” do tempo, mas sim pela intensidade que você se utiliza dele.

Outra dificuldade foi conscientizar os advogados e os escritórios para perceberem a necessidade de profissionalização. Trabalhar com Gestão é uma coisa que não entusiasma de início os advogados, eles têm um certo receio, mas ao compreender melhor a importância disso no dia a dia deles, eles abraçam a ideia. Conscientizar esses advogados foi um trabalho árduo, não é fácil, porém é muito prazeroso poder levar isto para eles.

Um fator que merece destaque é conseguir gerenciar seu tempo da melhor forma para conciliar vínculos familiares e afetivos, relacionamentos sociais, estudos, lazer e cuidar de si mesma. Assim você será uma profissional completa e feliz.

Trabalhe com amor e intensidade

Acredito que tudo feito com amor tende a dar certo, é o primeiro passo, mas não o único. Você tem que estar disposta aos intemperes do caminho com muita resiliência. É preciso muita dedicação, engajamento e principalmente ter um propósito de vida. Nada na vida se consegue se não houver total dedicação. Nada cai do céu, tudo é conquistado com muito suor. Mas digo que vale muito a pena.

Seja intensa em tudo o que fizer, e na profissão não é diferente. Hoje consigo mostrar a qualidade do meu serviço, apesar de ainda encontrar alguns percalços pelo caminho. Defendo que não existe essa de um gênero ser melhor que o outro, o que define a competência é a atitude e a dedicação na entrega aquilo que se propõe a fazer.

A mulher tem por essência mover-se com paixão por aquilo que ela se dispõe a fazer, por isso digo que o diferencial das mulheres em suas consultorias é o trabalho que realizada de forma mais humanizada.

Inove e transforme

Inovar transformar pessoas, processos e empresas nos faz ver o futuro da Gestão Jurídica.  O que me entusiasma na profissão é fazer o novo, ajudar a minha classe a superar as adversidades encontradas no caminho e fazer com que o profissional do Direito volte a gostar intensamente do que faz e consiga vislumbrar oportunidades antes não percebidas.

Eu escolhi de coração um lindo curso, uma área incrível e apaixonante, tenho minha carteira da OAB com muito orgulho. Não considero que sai da profissão de advogada, mas me adequei a uma nova proposta que é ser gestora jurídica para ajudar na reconstrução e reestruturação de uma nova advocacia, uma advocacia mais profissionalizada, mais interdisciplinar e mais aberta ao novo.

E nessa trajetória, o meu propósito profissional, é continuar trabalhando em prol da advocacia e dos advogados, sempre e a cada vez mais.

Mulher, exerça sua profissão com muita dedicação e olhe para o outro como um ser humano único. Conquiste o seu espaço, se posicione e seja inspiração para outras mulheres!

Parabéns por todos os dias e por ser essa mulher incrível!

 

Por Aviso Urgente

Fonte: https://blog.avisourgente.com.br/mulher-carreira-na-advocacia/?rdst_srcid=1169802&utm_campaign=FaceAdsMulherCarreiraNaAdvocacia&utm_medium=FaceAdsMulherCarreiraNaAdvocacia&utm_source=FaceAds

Comentários

Comentários