Qual é a importância de uma pós-graduação em Compliance?

Man with a Note and a Single Word Compliance

Você já ouviu falar sobre Compliance? O termo, que é originado do verbo em inglês “to comply”, remete ao conjunto de disciplinas, normas legais e regulamentos que devem ser cumpridos dentro de uma empresa. Atualmente essa é uma área muito procurada em corporações e vem ganhando mais atenção a cada dia. Para se tornar um especialista nesse campo, é indicado ao profissional realizar uma pós-graduação voltada para Compliance.

homem com livro caderno compliance
           Qual é a importância de uma pós-graduação em Compliance?

Uma pós-graduação na área é oferecida, na maioria dos casos, na modalidade lato sensu, como especialização ou MBA. Ela é essencial para trazer ao aluno não apenas uma visão teórica sobre a área e tudo o que está nela envolvido, mas também para formar suas habilidades práticas e desenvolver suas decisões da melhor maneira possível.

Dessa forma, o estudante ficará apto a participar e realizar estratégias de implementação, estruturação e monitoramento desses programas, bem como conduzir programas. Além disso, ele também será capaz de dominar os aspectos complementares e instrumentais adequados para atingir a finalidade de uma boa cultura de Compliance em sua organização.

Público-alvo

Não é necessário ter uma formação anterior específica para poder realizar uma pós-graduação em Compliance. O curso pode trazer muitas vantagens a profissionais que tenham realizado diferentes graduações. Apesar disso, é comum que aqueles com atuação em AdministraçãoEconomiaDireitoEngenharia e outras áreas correlatas estejam inseridos nessa área.

Apesar disso, é importante dizer que qualquer pessoa que esteja interessada em aprofundar seus conhecimentos em Compliance e se tornar um executivo especializado nessa área pode realizar a pós-graduação.

A pessoa com essa especialização será denominada como “compliance officer“. O termo é designado àqueles profissionais que são responsáveis por administrar um programa de Compliance, desenvolvendo todas as políticas, ferramentas e decisões que precisam ser tomadas no âmbito do programa. Normalmente, esses executivos atuam no ambiente interno da empresa, devido à necessidade constante de estarem acompanhando os atos institucionais realizados.

Duração

A duração de um curso de pós-graduação em Compliance pode variar de acordo com a Instituição de Ensino que o está oferecendo. É importante que as aulas sigam o que é pré-estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, as 360 horas mínimas. No geral, o tempo das aulas varias entre 8 e 18 meses.

FONTE: //querobolsa.com.br/revista/qual-e-a-importancia-de-uma-pos-graduacao-em-compliance

Comentários

Comentários