Quinto Andar usará IA para sugerir melhorias e financiar reformas em imóveis

Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar, também revelou no Construtech Conference aposta da startup em imóveis exclusivos

QuintoAndar, startup imobiliária que se tornou unicórnio em 2018, vai utilizar inteligência artificial para melhorar os imóveis em sua plataforma. Gabriel Braga, CEO e cofundador da empresa, revelou no evento Construtech Conference, da StartSe, que o sistema usará dados para identificar as principais características atrativas aos clientes e recomendar melhorias aos proprietários.

“O QuintoAndar já usa big data e inteligência artificial para otimizar a precificação dos imóveis, ranquear os mais populares e planejar rotas dos agentes responsáveis pelas vistorias”, explica o empreendedor. “Olhando pra frente, uma vez que otimizamos os processos, precisamos também melhorar a qualidade dos imóveis. A inteligência artificial analisa as informações em nossa base para entender que características ajudam a alugar mais rápido para dar recomendações ao proprietário do que ele pode melhorar e atrair mais clientes”.

Além de recomendar melhorias, a startup vai mais além. O QuintoAndar vai conectar o proprietário com empresas de reformas e, caso necessário, financiar a obra. Dessa forma, vai melhorar os imóveis na plataforma, aumentar a chance de ele ser alugado, sem custos iniciais ao proprietário. O financiamento será pago por meio da retenção de parte do aluguel.

“Assim, vamos aumentar a qualidade dos imóveis, rentabilizar o ativo do proprietário que nem sempre tem capital para reformá-lo”, resume Gabriel Braga. A iniciativa criará, portanto, um serviço financeiro no portfólio da startup imobiliária.

‘Conteúdo’ exclusivo

Durante a palestra, Gabriel Braga comparou uma novidade do QuintoAndar ao conteúdo exclusivo da NetFlix. O executivo disse que, assim como o serviço de streaming começou oferecendo apenas filmes e séries produzidos por terceiros, a imobiliária digital hoje tem apenas imóveis de outros proprietários na base.

Em um futuro próximo, porém, a startup vai utilizar as informações e a inteligência artificial para identificar locais em bairros com bastante procura e possibilidade de construir imóveis novos. Em parceria com empresas do setor, vai construir propriedades especialmente para aluguel no QuintoAndar – já com todas as características que fazem sucesso entre locadores.

“Serão imóveis feitos sob medida para os usuários do QuintoAndar”, finaliza Gabriel.

Por João Ortega

Fonte: Startse

Comentários

Comentários