Região na Rússia conduz a primeira eleição em blockchain do país

A Rússia foi o mais recente país a utilizar a tecnologia blockchain em eleições. De acordo com o portal Cointelegraph, um comunicado de imprensa informou que a região de Saratov Oblast, localizada ao sul do país, conduziu uma eleição em blockchain supostamente bem sucedida.

No dia 12 de dezembro, os participantes votaram para eleger membros do Parlamento da Juventude local através do sistema eletrônico Polys, desenvolvido pela Kaspersky Lab em 2017. A empresa afirma que sua plataforma oferece “votação online segura, anônima e escalável”, com resultados à prova de adulteração e criptografia que garantem o anonimato dos eleitores. A plataforma utiliza a tecnologia de contrato inteligente do Ethereum.

Segundo Victoria Belikova, presidente da comissão eleitoral de jovens de Saratov, os eleitores também foram questionados se gostariam de usar sistemas de votação em blockchain no futuro, em vez de usar cédulas de papel convencionais. 83% dos participantes responderam “sim”, o que mostra que existe uma grande demanda para o uso da tecnologia em eleições.

O portal Cryptonews afirmou que a Kaspersky admitiu ter procurado vários “políticos e organizações políticas na Europa” sobre a possível utilização da plataforma Polys. A empresa também alega que muitas nações europeias e asiáticas estão “tecnologicamente e culturalmente prontas” para a reforma da votação impulsionada pela blockchain.

De acordo com o comunicado de imprensa, a rede descentralizada foi implantada em 110 cabines de votação e a eleição durou sete horas. Com 40.000 participantes, de acordo com informações locais, Saratov informou com orgulho que “esta é a maior eleição realizada em blockchain na história”.

Os mecanismos de votação baseados em blockchain estão sendo testados ativamente tanto em nível regional quanto nacional em muitos países. Como o Criptomoedas Fácil já noticiou, a Suíça implementou uma votação baseada em blockchain neste verão, enquanto o estado norte-americano de West Virginia também conduziu um teste similar durante as eleições legislativas e estaduais realizadas em novembro.

 

Por Luciano Rocha

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/regiao-na-russia-conduz-a-primeira-eleicao-em-blockchain-do-pais/

Comentários

Comentários