RELATÓRIO: Blockchain para aplicações de interesse público

Nos últimos anos, a tecnologia blockchain esteve no centro de discussões sobre inovação, sendo apontada como uma das maiores transformações econômicas, sociais e técnicas das últimas duas décadas. Em que pese a quantidade de experimentos e prognósticos sobre o seu impacto na sociedade, há ainda um longo caminho a ser percorrido para que se possa
vislumbrar os efeitos mais amplos da transformação que ela promove.

O Grupo de Estudos em Blockchain e Interesse Público do ITS Rio foi decorrente do olhar atento que o instituto lança sobre as implicações sociais de múltiplas tecnologias emergentes, acreditando sempre que inovações como esta pode ter um papel crítico em especial para as nações do Sul Global. Nelas, ainda mais, problemas relacionados à confiança perduram como um desafio de grandes proporções, pela forma como a falta desse atributo parece reforçar questões endêmicas a exemplo de corrupção e burocracia.

Ao longo de 12 meses, o grupo de pesquisadores foi conduzido por 10 encontros realizados ao vivo pela internet, promovidos com o intuito de lançar luz às relações que a tecnologia blockchain possui com múltiplos setores caros ao interesse público, contando sempre com a participação de atores de grande renome nos ecossistemas local e internacional. Os
encontros contaram com palestras e debates envolvendo especialistas do tema oriundos de diferentes países, além de participantes convidados para os debates que tiveram a oportunidade de enriquecer a conversa a partir da apresentação de estudos de caso a respeito dos projetos baseados em blockchain que vêm construindo. O grupo foi formado depois de uma criteriosa seleção, de forma a identificar os principais nomes do cenário nacional, no que tange o potencial de impacto na interseção de tecnologia e sociedade.
Composto por 20 pessoas, entre pesquisadores, acadêmicos e representantes dos setores público e privado, a seleção também teve como preocupação assegurar seu caráter multissetorial.

O presente documento foi construído a partir das relatorias e da contribuição voluntária dos integrantes do Grupo de Estudos sobre Blockchain para aplicações de Interesse Público, conduzido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) com o apoio do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS-BH), entre os meses de agosto de 2017 e agosto 2018. Traz como resultado uma apresentação sobre a tecnologia blockchain e os que ela permite, focando-se, então, na proposição de um modelo para construção de aplicações blockchain integradas à preservação do interesse público.

Ler relatório completo…

Comentários

Comentários