Retrospectiva Lawtechs 2017: 14 figuras marcantes

Hoje, dia 09 de novembro de 2017, completamos o aniversário de 1 ano de criação de um grupo de whatsapp que viria a se tornar a AB2L. É incrível pensar que de uma ideia sem grandes pretensões nos tornamos uma associação que já conta com mais de 60 Lawtechs, diversos escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e advogados.

Segue a imagem:

Para comemorar o momento e tentar resumir um pouco do que vivenciamos no ano de 2017, elaboro essa breve retrospectiva. Vale expor que não vou repetir nenhum nome mencionado no artigo das “10 pessoas que estão mudando o mercado jurídico” https://www.linkedin.com/pulse/10-pessoas-que-est%C3%A3o-mudando-o-mercado-jur%C3%ADdico-bruno-feigelson/

As pessoas listadas abaixo são pessoas que admiro muito e que tiveram papel fundamental no ambiente das Lawtechs. Muitas outras contribuíram de maneiras diferentes e espero poder mencioná-las em futuras publicações 😊

1. Matheus Bombig, Diretor Financeiro da AB2L e Co-Founder da Invenis

Conheci o Matheus no Case de 2016. Ele estava enviando convites para programadores pelo aplicativo Beer or Coffee e chegou em um de nossos programadores. Ao invés de brigarmos pelo profissional, começamos uma grande amizade. E assim nascia a semente da AB2L. O Matheus além de co-founder da Invenis é o nosso Diretor Financeiro.

2. Bruno Cabral, CEO da Potelo

O Bruno subiu a primeira versão do site da AB2L. Um cara incrível que conhece muito de inteligência artificial. Ajuda diversas empresas e escritórios de advocacia e foi o terceiro integrante do grupo embrião da AB2L.

3. Leonardo toco, Diretor de Operações da AB2L e CTO e COO da LDSoft

O Leonardo se juntou ao time da AB2L após sua fundação. No entanto, não sei como vivíamos antes de sua chegada. O cara tem dedicado muito tempo para construirmos uma instituição exponencial.

4. Daniel Marques, Community Manager

O Daniel procurou a AB2L após participar de um evento na OAB RJ. Ele sugeriu um evento na UFRJ e desde então não deixamos mais ele fugir. É o primeiro profissional 100% focado da AB2L. Um Community Manager de primeira, que vem permitindo que a AB2L cresça e se desenvolva.

5. Maria Prata, Apresentadora do Mundo S.A.

A Maria Prata é uma pessoa fantástica. Na temporada de 2017 ela acreditou no tema das Lawtechs. E mais que isso, antecipou o programa, tornado o nosso episódio o primeiro da temporada. Repercussão excelente!

http://g1.globo.com/globo-news/mundo-sa/videos/t/mundo-sa/v/mundo-sa-startups-juridicas-investem-em-tecnologia-que-facilita-o-acesso-a-justica/6142296

6. Junior, Co-Founder da Startse

O Junior é uma das figuras emblemáticas do ecossistema nacional de startups. O evento de Lawtechs da Startse foi incrível. 1.500 pessoas reunidas em um único dia. Quem esteve presente certamente sentiu a energia disruptiva flutuando pelo ambiente.

7. Alexandre Zavaglia, Diretor do IDP e Head de Educação da Future Law

O Alexandre é o cara que está revolucionando o ensino jurídico nacional. O seu curso de ciências de dados aplicados ao direito é um marco histórico. Já foram duas turmas reunindo grandes nomes do tema e uma fila de espera para as próximas edições. É um prazer estar construindo com ele a Future Law.

8. Amanda Lima, Co-Founder do Legal Hackers Natal

A Amanda ou simplesmente “Amanda Bitcoin” é a advogada que mais entende de cryptomoedas no país. Surgiu nos grupos da AB2L e se tornou um tsunami no ambiente de blockchain nacional.

9. Isadora Quadros, CRO do Sem Processo

A Isadora foi uma das parteiras da AB2L e ajudou a criança a chegar no mundo. Esteve muitas vezes no RCPJ, criou as redes sociais, publicou as primeiras matérias, organizou os grupos dos primeiros times e permitiu que a instituição nascesse formalmente.

10. Ricardo Fernandes, Sócio Fundador do Legal Labs Brasil

O Ricardo é um grande empreendedor. Está organizando um dos eventos mais importantes do calendário de Lawtechs de 2017, que contará com grandes autoridades internacionais de inteligência artificial. Além disso, tem contribuído muito com o Estado brasileiro, fornecendo tecnologia para diversas instituições.

11. Jonathan Nelson, Gerente de Inteligência de Mercado e Novos Negócios da AASP

O Jonathan é um dos responsáveis por inovar em uma das instituições mais tradicionais do universo jurídico. Foram muitos eventos bacanas realizados pela AASP no ano de 2017.

12. Cristianne Alves, Marketing Mananger na Thomson Reuters

A Cristianne é grande entusiasta do movimento de Lawtechs e uma das responsáveis, juntamente com um time incrível da Thomson, por organizar um estande sensacional na Fenalaw de 2017. Muita gente bacana passou pelo evento e debates muito relevantes ocorreram por lá.

13. Jose Paulo Graciotti, Consultor na Graciotti Assessoria Empresarial

O Graciotti é figura muito relevante no cenário das Lawtechs. Com uma vasta experiência, é uma enciclopédia da história do mercado jurídico nacional. Tem uma visão muito interessante a respeito do cenário atual e futuro dos escritórios de advocacia. Além disso, promoveu um evento muito relevante no ano de 2017 e publicou obra tratando da gestão de escritórios de advocacia.

14. Daniel Becker, Co-Founder da Lex Machinae

Daniel é um excelente advogado que vem assumindo grande protagonismo no cenário da inovação no Direito. Além de Diretor de Novas Tecnologia do CBMA, criou o site Lex Machinae, que conta com importantes artigos tratando de inteligência artificial, ODR e todos os outros aspectos da nova realidade exponencial.

#AB2L

A AB2L, associação com nome de robô da franquia Star Wars, já conta com dezenas de comitês e milhares de indivíduos. Em decorrência da AB2L, parcerias comerciais foram construídas, mudanças regulatórias provocadas, amizades seladas, contratações de profissionais realizados e muitas conexões interessantes estabelecidas.

E esse é só o início…


Fonte https://www.linkedin.com/pulse/retrospectiva-lawtechs-2017-14-figuras-marcantes-bruno-feigelson/?trackingId=XKVgLAzP4uXEVafw9ttYXg%3D%3D

Comentários

Comentários