Tailândia quer emitir sua própria criptomoeda

A Tailândia, nação asiática amplamente conhecida por suas praias e belezas naturais, quer também ser reconhecida como inovadora no campo das criptomoedas e da blockchain. Como revelou Veerathai Santiprabhob, chefe do Banco da Tailândia (BOT), o país explorando uma série de usos para a tecnologia blockchain, incluindo o Project Inthanon, que envolve a emissão de uma criptomoeda pelo Banco Central da nação asiática.

Entre as aplicações destacadas por Santiprabhob, o país deve buscar aderir à blockchain em diversas aplicações financeiras, incluindo cadeia de fornecimento, emissão de títulos e letras de garantia. Apelidado de Project Inthanon, o banco central pretende desenvolver uma criptomoeda própria chamada CBDC para permitir acordos mais rápidos e mais baratos entre bancos no sistema interbancário doméstico usando os tokens.

“O Banco da Tailândia e os bancos vão co-desenvolver uma nova maneira de conduzir a liquidação interbancária usando a moeda digital do banco central atacadista ou CBDCs”, disse Santiprabhob.

“COMO OUTROS BANCOS CENTRAIS, NOSSO OBJETIVO NÃO É TRAZER O CBDC IMEDIATAMENTE EM USO, MAS SIM EXPLORAR SEU POTENCIAL E IMPLICAÇÕES PARA AS OPERAÇÕES DE BACK OFFICE. ESSES ESFORÇOS DEVEM ABRIR CAMINHO PARA TRANSAÇÃO E VALIDAÇÃO MAIS RÁPIDAS E MAIS BARATAS, DEVIDO AO MENOR PROCESSO DE INTERMEDIAÇÃO NECESSÁRIO EM COMPARAÇÃO COM OS SISTEMAS ATUAIS ”, CONCLUIU.

O projeto envolve um grupo de trabalho composto por 14 bancos tailandeses, o banco central e sete empresas estatais e gigantes corporativos colaborando no âmbito da “Iniciativa Comunitária Blockchain da Tailândia”.

 

Por Cassio Gusson

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/tailandia-quer-emitir-sua-propria-criptomoeda/

Comentários

Comentários