Tecnologia e lawtechs agilizam processos na Justiça

Startup cria software que digitaliza documentos e acelera processos.
Nos últimos anos tem crescido o número de lawtechs no Brasil.

 

Confira a reportagem: https://globoplay.globo.com/v/6826588/

Muita gente reclama que a Justiça brasileira é lenta, então está na hora da tecnologia acelerar esse processo. Um milhão de advogados, mais de 1.200 escolas de direito e cerca de 80 milhões de processos rolando na Justiça. É por isso que nos últimos anos tem crescido no Brasil o número de lawtechs ou legaltechs, empresas com base tecnológica focadas no mercado jurídico.

“O que a gente observa é um mercado muito disposto. Os grandes escritórios, as grandes empresas já estão usando a tecnologia das lawtechs, mas o mercado tem muito a crescer”, afirma o consultor Bruno Feigelson.

O advogado e empresário Antônio Maia desenvolveu um software para digitalizar documentos e criou uma startup. A experiência foi tão positiva que ele resolveu investir nesse mercado. Em 2015, convidou o engenheiro de computação Derek Oedenkoven e com R$ 100 mil lançou um software para facilitar o dia a dia do advogado.

“Foi a partir da dor de cabeça e falhas de outros sistemas que tínhamos na época, que resolvemos fazer um mais simples, mais intuitivo, mais bonito e principalmente com a portabilidade. É o seu escritório em seu bolso”, explica Antônio.

Como o sistema, é conectado com o Tribunal de Justiça e Diário Oficial, basta digitar o número da OAB para acessar todos os processos com os quais ele está trabalhando. Assim, é possível ter acesso rápido a qualquer alteração. Para usar a plataforma, o usuário paga mensalidade de R$ 19,90. É possível acessar pelo computador e smartphone. A startup não revela o faturamento.

A startup também tem uma versão do software para leigos, o consumidor que não entende o ‘juridisquês’.

Agora, os empresários estão trabalhando em outro projeto: um robô que reúne documentação e elabora um parecer jurídico. “É o primeiro robô assistente do advogado no Brasil. A gente frisa que ele é assistente do advogado, porque ele não vai substituir o advogado. É uma ferramenta para o advogado ser mais produtivo, conseguir mais clientes, trabalhar em outras áreas que ele não tinha expertise antes”, explica Derek.

Para o consultor Bruno Feigelson, é a tecnologia agilizando o trabalho do advogado e facilitando o acesso à Justiça.

AB2L – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LAWTECHS E LEGATECHS
Av. Almirante Barroso, 81, 31o andar – Centro
Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20031-005
Email: contato@ab2l.org.br
Redes Sociais: AB2L
www.ab2l.org.br

TIKAL TECH
Avenida Paulista, 1439 – Sala 53 – Bela Vista
São Paulo /SP – CEP: 01311-200
Telefone: (11) 3253 0658
E-mail: derek@tikal.tech
www.tikal.tech

 

Por Juliana Munaro

Fonte: http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2018/06/tecnologia-e-lawtechs-agilizam-processos-na-justica.html

Comentários

Comentários