UFMG oferecerá disciplina optativa Ciência de Dados Aplicada ao Direito, Sistemas de Informação Jurídicos e Gestão de Serviços Jurídicos

No segundo semestre de 2018 oferecerei, na Faculdade de Direito da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, a disciplina optativa Ciência de Dados Aplicada ao Direito, Sistemas de Informação Jurídicos e Gestão de Serviços Jurídicos. Nela buscarei abordar a interface entre sistemas de informação, estatística e análise empírica do Direito de uma maneira introdutória e agradável!

Ementa: Realismo Jurídico e análise estatística do Direito. Ciência de dados, jurimetria e estatística. Estatística descritiva. Conceitos básicos de bancos de dados. Bancos transacionais e analíticos. Modelos de dados. Fontes de dados para análise jurídica. Higiene e sanitização de bases de dados processuais. Conceitos de sistemas de informação gerencial e sistemas de informação jurídica. Modelos de serviço jurídico. Controladoria e back-office jurídico. A comoditização dos serviços jurídicos.

A matrícula para o público externo (disciplina isolada), pode ser feita a partir de 14 de agosto. As aulas acontecem nas segundas-feiras, de 17:10 às 18:50, na FDUFMG, Av. João Pinheiro, 100 – Centro – BH/MG. Não são necessários conhecimentos prévios de estatística nem de sistemas de informação.

#datascience #direito #ufmg #legaltechnology

 

Por Roberto Novaes

Fonte: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6419706503992799232/

Comentários

Comentários