União entre Estado e empresas torna a Suíça um grande hub de inovação blockchain

Assim como identificamos na Estônia, aqui na Suíça, segunda parada de nossa missão na Europa, a importância da participação do Estado na promoção do desenvolvimento da inovação e da tecnologia é primordial e fundamental.

Em Zurique, centro financeiro do país, conhecemos o Trust Square, um coworking novo, lançado em abril deste ano, focado em empresas de blockchain, situado na região mais nobre da cidade em frente ao Swiss National Bank. Aqui são mais de 2.300 metros quadrados, espalhados por três andares na famosa Bahnhofstrasse de Zurique. O Trust Square oferece espaço para 200 estações de trabalho destinadas, principalmente, às startups, pesquisadores e investidores que lidam com várias aplicações da tecnologia.

“O Trust Square reforça ainda mais a posição de Zurique como um centro de inovação digital e complementa o diversificado ecossistema blockchain em nossa região, formado por institutos universitários e inúmeras startups. Nossa divisão está trabalhando em estreita colaboração com a Trust Square e apoia ativamente os esforços para desenvolver a área de Zurique em um centro industrial líder em blockchain”, disse a chefe do Departamento de Assuntos Econômicos do Cantão de Zurique, Carmen Walker Späh.

Esse apoio estatal é fundamental para que as ideias aconteçam e se desenvolvam, enquanto no Brasil, o presidente no Banco Central Ilan Goldfajn chama o Bitcoin de bolha, aqui, as startups locais recebem apoio de políticos como o do ministro da Economia Johann Schneider-Ammann, que já afirmou diversas vezes gostar de ver como a Suíça vem se transformando em uma nação cripto-friendly.

O novo centro foi criado para se integrar com as iniciativas do Crypto Valley e para ajudar a fortalecer a posição da Suíça como um centro internacional de blockchain. “Blockchain representa a inovação tecnológica crucial para garantir a confiança no mundo digital de hoje. É por isso que estou entusiasmado em ver a nossa ideia de um hub de blockchain em Zurique ganhar vida, trabalhando com nossos parceiros para fornecer estímulos vitais para o uso futuro da tecnologia blockchain”, disse Daniel Gasteiger, co-fundador do espaço.

A proposta do Trust Square deu tão certo que as 200 vagas já foram ocupadas, uma delas, inclusive, pela gigante de mineração Bitmain, e há agora, menos de três meses após seu lançamento, uma lista de espera de startups e empresas que desejam se instalar no espaço, que tem aluguéis altamente atraentes uma vez que o Trust Square é uma organização sem fins lucrativos.

Entretanto, a proposta do Trust Square não é única na Suíça. Em Genebra, uma incubadora de startups lançou um laboratório blockchain em janeiro e em Zug, onde está situado o Crypto Valley, foi aberto, também este ano, um hub de blockchain chamado “Crypto Valley Labs”, comandado por um dos membros da Fundação IOTA, Oliver Bussmann. Todas as iniciativas trabalham em conjunto promovendo o “ecossistema” blockchain na Suíça.

 

Por  Cassio Gusson

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/uniao-entre-estado-e-empresas-torna-a-suica-um-grande-hub-de-inovacao-blockchain/

Comentários

Comentários